3 motivos para NÃO usar andador!

Postado em 8 de fevereiro de 2018 por .

Embora muita gente defenda o uso do andador dizendo que bebês de outras gerações já utilizaram e nunca tiveram problemas, a realidade nos prontos-socorros diz o contrário. São vários os motivos para não usar andador; dificuldade para andar e ficar em pé sozinhas, acidentes graves e exercícios físicos prejudicados são alguns dos malefícios que o aparelho pode trazer.

pediatra

Dra. Márcia Fonseca, pediatra geral da Clínica Pediátrica Pueritia

Para exemplificar: um tempo atrás, andávamos sem cinto de segurança e nem todo mundo teve problemas por isso; porém, hoje não se deixa de usá-lo, pois já foi provado que é seguro. Com o andador é a mesma coisa! Todas as sociedades de pediatria são contra o aparelho, portanto, é melhor prevenir.

A seguir, conheça os três principais motivos para não usar andador:

 

1 – É perigoso! Uma a cada três crianças que usa andador sofre traumas e, desses, um terço é grave (trauma cranioencefálico e fraturas decorrentes de queda de escadas, afogamentos e queimaduras). A criança adquire uma velocidade e uma acessibilidade com as quais ela ainda não tem maturidade par lidar; é como entregar a direção de um carro a uma criança de 10 anos. Outro fator é seu campo de visão, que fica comprometido pelo andador, dificultando observar obstáculos, escadas, borda de piscinas, etc.

 

2 – Não ajuda a andar! Foi provado por estudos que o uso do andador atrasa o desenvolvimento. Ao usá-lo, o pequeno leva mais tempo para ficar em pé e caminhar sozinho, além de engatinhar menos. Os próprios pais podem ensinar a criança a andar, auxiliando de acordo com a fase do desenvolvimento físico-motor em que ela se encontra. Os bebês que utilizam andador infantil também levam mais tempo para ficar em pé e caminhar sem apoio, além do exercício físico que é prejudicado pelo uso.

 

motivos para não usar andador3 – Não é uma opção quando o adulto não pode acompanhar a criança! Os acidentes com andador ocorrem em sua grande maioria sob supervisão dos pais: isso mesmo! Porém, a velocidade de 1m/s do aparelho não permite a um adulto chegar a tempo de ajudar a criança. Caso os pais, de fato, não tenham condições de ficar frequentemente ao lado do bebê, ele deve ser colocado em um cercadinho com brinquedos indicados para a sua idade, ou em uma mesa de atividades – algumas possuem lugar para a criança ficar em pé dentro –, que é fixa ao chão e não permite deslocamentos.

 

Como pediatras, quando somos questionados sobre o uso do andador, a resposta é fácil: não utilize! São muitos os motivos para não usar andador. Hoje, também reitero este conselho como mãe.

Eu e os especialistas da Clínica Pueritia estamos de portas abertas para tirar suas dúvidas sobre este e outros assuntos; conte conosco!