Criança engasgada: pode ser fatal!

Postado em 7 de dezembro de 2017 por .

pediatra

Dra. Márcia Fonseca, pediatra geral da Clínica Pediátrica Pueritia

Infelizmente, é realidade: uma criança engasgada, bebê ou já maior, pode vir a falecer se não socorrida apropriadamente.

Nos últimos meses, três tragédias foram divulgadas na mídia envolvendo engasgamentos fatais em crianças: um bebê de quatro meses se engastou com leite; uma criança de dez anos, com salsicha; e neste começo de dezembro, um menino de dois anos, com morango. As três crianças estavam fora de casa, em creches ou escolas.

Temos que nos lembrar de que, durante o intervalo da escola, a criança quer lanchar logo para brincar e, por vezes, não mastiga satisfatoriamente, ou sai comendo e correndo, pulando ou brincando com os colegas.

Portanto, tenha atenção ao lanche de seu filho: alimentos pequenos e redondos, como uva, tomate cereja, morangos ou azeitona, precisam ser cortados longitudinalmente ou em pequenos pedaços antes de serem oferecidos às crianças. Alimentos escorregadios, como salsicha, também.

Evite alimentos em bolinhas pequenas, como o amendoim.

lanche escolar

Outro fator importante é que a população em geral deve estar preparada para agir corretamente e rapidamente frente a essa situação – não importa se em lugares públicos, como praças ou parques, ou se dentro das escolas e creches.

Nós, pediatras da Clínica Pueritia, já falamos sobre esse assunto há alguns meses; por isso, convido todos – pais, professores, parentes, adultos em geral – a ler nosso texto e entender como salvar uma criança nessa situação. Insiro abaixo conteúdo sobre a Manobra de Heimlich, redigido por nossa Otorrinolaringologista Geral e Pediátrica, Dra. Daniella Verdade.

Também realizamos treinamentos em escolas e creches: se você trabalha em uma escola, entre em contato conosco, pois podemos ajudar levando essa orientação prática aos profissionais de educação. Se você é responsável por uma criança, indique nosso treinamento às entidades educacionais que ela frequenta.

Esta não é uma medida exagerada, mas necessária para evitarmos o pior pesadelo que uma família pode passar. Vamos nos unir e nos informar para evitar a ocorrência de outras notícias como essa!

 

Manobra não deve ser feita se paciente fala ou tosse

 

manobra heimlich

A fim de evitar a aspiração de alimentos, é preciso que pais e cuidadores forneçam comidas de tamanho e textura apropriados, adequadas para a idade de cada um e com base na capacidade do pequeno de mastigar e engolir. É importante também afastar as crianças de brinquedos e objetos pequenos, inapropriados para sua idade, essencial na prevenção da asfixia.

Se a criança apresentar obstrução completa, com incapacidade de falar ou tossir, a asfixia poderá rapidamente ser letal. Nesses casos, deve ser tentada a manobra de Heimlich, demonstrada nas figuras.

No entanto, essas intervenções devem ser evitadas em pacientes capazes de falar ou tossir, uma vez que uma obstrução parcial pode se tornar completa. Pela mesma razão, explorar a boca dele “às cegas” deve ser evitado. Se as manobras de deslocamento não surtirem efeito, é preciso procurar o pronto-socorro imediatamente.

manobra Heimlich

manobra Heimlich

Para executar a manobra de Heimlich em crianças, por vezes é necessário que o socorrista se coloque de joelhos atrás da vítima ou que coloque a vítima sentada no seu colo. A força deve ser adequada ao tamanho da vítima (fonte: http://socorrismo12d.blogspot.com.br)