Como perceber uma alergia a anti-inflamatórios na criança?

Postado em 30 de junho de 2022 por .

Durante o atendimento médico, você já deve ter escutado a seguinte pergunta: seu filho tem alergia a algum médicamento?. Quando a criança não tem alergia, muitas vezes, os pais e cuidadores respondem “por enquanto, não descobrimos” – mas será que existe a possibilidade de “descobrir” com o tempo? E quais sintomas de alergia a anti-inflamatório a criança pode apresentar? 

Não é uma regra, mas há casos de crianças e adultos que fazem uso de um medicamento durante anos sempre que precisam, mas só depois de um tempo é que apresentam algum sintoma alérgico.

A queixa de reações alérgicas a medicamentos não é algo tão comum dentro dos consultórios, mas afeta cerca de 5% das crianças, de acordo com a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI). A alergia a anti-inflamatórios costuma ser a mais comum. Por isso, vale sempre lembrar que o uso de qualquer medicamento, principalmente entre as crianças, precisa de uma prescrição médica, e quando o pequeno apresenta algum sintoma alérgico, o uso deve ser suspenso imediatamente. 

alergia a anti-inflamatórios

Sintomas de alergia a anti-inflamatórios

Qualquer reação alérgica deixa os pais e cuidadores aflitos – não é mesmo? Ainda mais quando a criança é pequena e pode ter dificuldade de explicar o que está sentindo. 

Torno a repetir que o uso de medicamentos precisa de indicação do pediatra, e sempre que a criança estiver em tratamento, observe atentamente alguns sintomas que ela pode apresentar quando há alergia a anti-inflamatórios

  • Urticária: manchas vermelhas no corpo, elevadas, que coçam bastante, semelhantes à picada de inseto;
  • Angioedema: inchaço, principalmente nos olhos, lábios e língua;
  • Falta de ar, tosse e espirros;
  • Vômitos, diarreia e dor abdominal;
  • Desmaios; 
  • Queda da pressão arterial.

Para fechar o diagnóstico de alergia a anti-inflamatórios, investigamos a história clínica da criança, fazemos testes para ter certeza se ela tem alergia a um tipo de anti-inflamatório em si ou a todos eles.

“Dra., e o que eu faço quando a criança precisar usar o anti-inflamatório novamente?” Neste caso, avaliamos se existem outros medicamentos que não causam reação alérgica na criança, mas sempre encontramos uma forma de tratar a condição sem causar prejuízos – portanto, sempre converse com o pediatra!

Sempre que notar uma reação alérgica a anti-inflamatórios, procure um alergista para o diagnóstico e tratamento correto; nunca tente resolver com indicação de amigos ou com receitinhas caseiras. Estou à disposição na Clínica Pueritia – agende sua consulta pelo WhatsApp!