Apendicite em crianças: quais os sintomas e como tratar?

Postado em 11 de novembro de 2022 por .

A apendicite em crianças não é tão comum quanto é nos adultos e, além do desconforto e da dor causadas pela condição, o quadro pode evoluir gravemente se não tratado a tempo! 

O apêndice é um órgão que fica localizado na parte baixa do intestino grosso, no lado direito do abdômen, e tem o formato de um dedo. Quando ele inflama, chamamos de apendicite, o que resulta em dor – que tende a começar ao redor do umbigo e depois migra para a região da fossa ilíaca direita (parte inferior à direita do abdômen) -, febre, vômitos e até perda de apetite. 

A apendicite em crianças costuma ser mais comum entre os 8 e 14 anos, mas, em casos raros, também pode atingir crianças menores e até bebês. Portanto, é importante que os pais e cuidadores fiquem bem atentos aos sintomas e procure atendimento médico o mais rápido possível para início imediato do tratamento e para evitar o rompimento do apêndice.

apendicite em crianças

Cirurgia para tratamento da apendicite em crianças 

O tratamento da apendicite em crianças e adultos é feito através da cirurgia. O procedimento consiste em um pequeno corte no abdômen que permite a remoção do apêndice. Dependendo do grau de inflamação, também é recomendado o uso de antibióticos para ajudar no tratamento.  

“Dra. Dani, meu filho vai ter uma vida normal depois da cirurgia?” Sim! A alta hospitalar ocorre em média após 48 horas da cirurgia, e o pós-operatório costuma ser rápido. A criança pode voltar a ter uma dieta saudável, e após a cicatrização e recuperação, ela pode voltar a realizar todas as atividades normalmente. 

Em casos em que o apêndice da criança se rompe, pode ser que a recuperação demore um pouquinho mais, mas seu filho vai voltar à rotina normalmente após o tratamento!
Você tem alguma dúvida sobre os assuntos que cercam a gastropediatria? Se precisar, estou à disposição na Clínica Pueritia para tirar as suas dúvidas sobre este e outros assuntos da minha especialidade – agende a consulta do seu filho pelo WhatsApp da clínica!