Apojadura e cuidado com as mamas

Postado em 23 de agosto de 2019 por .

A apojadura é a resposta natural do seu corpo ao nascimento do bebê: é quando ele entende que precisa aumentar a produção de leite e fazer a transição de colostro para leite maduro.

Dra. Márcia Fonseca (CRM 156.504), pediatria geral da Pueritia

Normalmente, acontece entre o 3° e o 5° dia pós-parto e as sensações podem variar de mulher para mulher – a maioria sente aumento e endurecimento dos seios, dor, desconforto, sensação de peso, vermelhidão e aumento da temperatura dos seios. Algumas podem até relatar calafrios e tremores.

A apojadura pode acontecer mais precocemente em mães que amamentam na primeira hora de vida do bebê e em livre demanda, e mais tardiamente em mães que não fizeram alojamento conjunto por algum motivo, cesária eletiva, sucção débil por problemas na amamentação, hipotireoidismo ou diabetes maternos, mamoplastia prévia ou parto prematuro.

Nessa fase, como os seios estão duros, são frequentes as dificuldades da amamentação, como fissuras, mastites e engurgitamento.

A livre demanda é o que mais vai te ajudar a evitar complicações e ajudar a diminuir o desconforto, ofereça o peito sempre que seu bebê quiser.

O peito está duro e cheio – e agora?

Antes de oferecer o peito:

Apojadura
  • Faça massagem circular, principalmente na região aureolar, e estenda para o restante da mama;
  • Em seguida, faça a ordenha manual para expelir o leite que estava ali ingurgitado;
  • Faça shake da mama antes das mamadas;
  • Tome banho com água de morna a fria e compressa fria;
  • Evite uso de bomba e concha rígida;
  • Evite o uso de bicos artificiais e introdução de fórmulas desnecessariamente!

Depois de se preparar, ofereça o peito a seu filho quando ele quiser – a sucção dele é um ótimo remédio para aliviar a apojadura.

Importante: não use compressas quentes ou banho quente, e entre de costas debaixo do chuveiro, para evitar a vasodilatação e aumentar o engurgitamento e a dor. Também não se recomenda tomar remédios para diminuir a produção do leite ou ejetá-lo, até porque isso vai te incentivar a deixar de amamentar! Não desista!

É essencial procurar de uma consultora de amamentação o quanto antes, se sentir que precisa de ajuda. O processo natural da apojadura dura poucos dias; caso o desconforto persista,  procure um profissional de saúde, pois a condição pode evoluir para mastite. Cercar-se com informação de qualidade e uma boa rede de apoio evita o desmame precoce e torna essa fase um pouco menos penosa.

Sutiã de repolho, sim!

Imagem Instagram @kelycarvalhot

Já ouviu falar em sutiã de repolho congelado? É uma ótima opção para esses casos! E é muito fácil preparar este alívio para você!

Compre um repolho fresco, faça um buraco na folha para encaixar a auréola e o bico do seio e congele-a. Coloque-a congelada sobre o seio e deixe até que se descongele completamente, e então troque de folha.