Aprendizados e descobertas com o primeiro filho

Postado em 5 de abril de 2018 por .

O primeiro filho. Podem-se ler todos os livros, ouvir os conselhos de quem já passou por isso. Cada gestação é única, cada bebê e criança são de um jeito. Cada nova mãe e novo pai terão sua própria experiência.

Dra. Daniella Verdade, Otorrinolaringologista Geral e Pediátrica da Clínica Pediátrica Pueritia

Depois que o bebê sai da barriga, ele já é “do mundo”, então por mais controle que tentemos ter, algumas situações fugirão do nosso domínio.

É muito importante ter calma, paciência – contar com a ajuda do seu companheiro, da família ou amigos próximos.

 

A fase do puerpério

O puerpério ou “quarentena” não é fácil: dorme-se muito pouco, pois o bebê acorda de três em três horas para mamar, e entre trocar fralda, por para arrotar e voltar a dormir você dorme de hora e meia em hora em meia.

Por isso, aquela frase “durma enquanto o bebê dorme” é tão importante. Você precisa descansar. Para ter leite, para ter paciência, para cuidar de você e dele.

 

Amamentar com amor

Amamentar no início também não é fácil: fissuras, leite “empedrando”, mastites são problemas comuns. A dor faz parte do processo, mas ela vai diminuindo e, após cerca de um mês, vai embora é só fica a parte boa de nutrir seu filho, protegê-lo com seus anticorpos de doenças, além de ser um grande vínculo entre você e ele.

Com o tempo você vê ele crescendo, essas dificuldades vão passando e novos aprendizados vindo.

Seu bebê vai ganhando força, se desenvolvendo, se tornando “ele mesmo”, parte de você, seu companheiro e do mundo que o cerca.

 

primeiro filho

Dra. Daniella e a pequena Isabela, hoje com quatro meses: muitas descobertas, muitos aprendizados e muito amor

 

Compartilhar experiências

Não estamos sozinhos. Todos somos seres humanos e dividir as experiências nos torna seres melhores, mais capazes, mais compreensivos, mais maduros.

Conte com sua família e amigos. E conte também conosco, da Clínica Pueritia, para lhe ajudar a cuidar de seus filhos.

Enfrente com coragem, acredite na sua força e muna-se de informações e boas pessoas no cuidado de seu filho. O aprendizado será diário e para sempre – que o crescimento e desenvolvimento dele sejam assistidos e garantidos!