Artrite crônica em crianças e adolescentes

Postado em 20 de outubro de 2021 por .

A artrite não é uma doença diagnosticada apenas em adultos ou idosos! A Artrite Idiopática Juvenil (AIJ), uma das causas de artrite na pediatria, é uma condição crônica (com duração > 6 semanas) que pode afetar crianças e adolescentes. 

Os sintomas são: dor, aumento do volume e de temperatura de uma ou mais articulações, como joelhos, tornozelos, punhos, quadril e pequenas articulações da coluna, mãos e pés. Em alguns casos, outros sintomas podem estar presentes, como febre ou manchas no corpo. 

A ciência ainda não descobriu uma causa específica para a doença – e por isso é chamada de “idiopática”- mas questões imunológicas, genéticas e infecciosas podem estar relacionadas ao início do quadro de artrite.

O diagnóstico é clínico e de exclusão. Isso significa que precisamos investigar bem para excluir outras causas de artrite na pediatria, já que não existe um exame específico para a AIJ.

Existem alguns tipos de Artrite Idiopática Juvenil, e cada um deles tem suas peculiaridades, tanto relacionadas aos sintomas, quanto ao tratamento. Além disso, cada criança é única e deve ter seu plano de cuidado individualizado. 

Tratamento oportuno e adequado da artrite juvenil

Quanto antes for feito o diagnóstico correto e iniciado o tratamento, melhor será para o controle dos sintomas e para a remissão da artrite. A boa aderência da família ao tratamento e ao acompanhamento também são fundamentais para que a criança tenha uma ótima qualidade de vida – lembrando que atividades físicas podem e devem ser mantidas, sempre com orientação de um profissional qualificado.

Alguns pacientes podem ter períodos de melhora e piora durante a vida; por isso o tratamento com o reumatologista pediátrico é tão importante, e evita complicações na vida adulta.

Seu filho tem dor nas articulações? Agende uma consulta comigo para melhor avaliação!