Novo normal: os cuidados na consulta presencial na pediatria

Postado em 16 de julho de 2020 por .

Neste novo normal, devido à pandemia do novo coronavírus, o período de isolamento trouxe a opção de consulta online para alguns casos – que também é eficiente! Porém, quando se trata de quadros em que é necessária a consulta presencial na pediatria, é preciso seguir todos os cuidados de higiene e orientações de agendamentos espaçados, para evitar aglomerações.

Para controlar a disseminação da Covid-19, a Organização Mundial da Saúde (OMS) mantém a recomendação do distanciamento social e do autocuidado. Sendo assim, todo este novo processo deve começar com o paciente e seus familiares.

Primeiramente, caso o pequeno ou o familiar apresente algum sintoma de resfriado um dia antes da consulta, deve-se entrar em contato com o pediatra ou médico (para os adultos) para receber uma orientação correta do profissional e remarcar a consulta presencial.

Segundo passo (e muito importante) é o de evitar aglomerações. Chegue no horário agendado para não coincidir com a consulta anterior e com a próxima. Além disso, geralmente não há a necessidade de pai, mãe ou responsável irem juntos; se possível, o ideal é que apenas um membro da família acompanhe o pequeno ao pediatra.

consulta presencial na pediatria

Protegendo o médico, o pequeno e sua família

Outras recomendações também são importantes para a consulta presencial na pediatria – confira a seguir:
• Para proteção, todos os pacientes e acompanhantes devem utilizar máscara durante toda a permanência no local, e o profissional também estará devidamente equipado – deve-se retirar a máscara do pequeno somente quando o pediatra solicitar;
• Crianças com dois anos ou menos NÃO devem usar máscaras, de acordo com o Ministério da Saúde. Bebês e crianças muito pequenas não têm controle motor e a máscara pode dificultar a respiração; além disso, ela ainda não tem como entender que não pode tocar a máscara;
• Higienizar as mãos assim que chegarem com água e sabão, passar álcool gel (disponível na recepção) e manter a distância de outras pessoas no local;
• Caso precise pegar algum objeto (como caneta para assinar um papel), também higienize as mãos antes e depois de pegá-lo;
• Antes de sair do consultório, lembre-se de passar o álcool gel novamente ou lavar as mãos;
• As bancadas, ambientes e equipamentos do pediatra estarão higienizados e o atendimento será feito como recomendado: com janelas abertas para circulação do ar.

Quando é caso de consulta online?

A regra para o atendimento online se aplica para quem tem pequenos que estejam bem, sem queixas, não utilizam remédios contínuos e não são portadores de doença crônica. Pediatria não é só pesar e medir; no online, é possível fazer essas avaliações e muitas outras.

A teleconsulta foi liberada pelas autoridades responsáveis. Com ela, é possível aos pediatras continuarem a acompanhar a saúde e desenvolvimento do pequeno, imprescindível para avaliar e diagnosticar precocemente situações patológicas e orientar/tratar da melhor maneira possível.

Já sobre a criança que deve ser acompanhada frequentemente por algum motivo específico, ou tem uma queixa aguda (febre, vômito, diarreia, etc.), o ideal é conversar com o médico para entender como ficarão as consultas e se há necessidade de fazê-las presencialmente de forma segura, como citamos neste texto.

Aos com sintomas respiratórios (tosse, coriza, febre), reforçamos a orientação de ficar em casa. Mantenha contato com seu médico para avaliar a evolução do quadro e a necessidade de encaminhamento ou não ao PS.

Tem outras dúvidas sobre a consulta presencial no pediatra? Entre em contato! Nós, da Pueritia, estamos disponíveis no número (11) 95698-8076 (WhatsApp).