Crianças ajudando nas tarefas domésticas, já! Confira os benefícios

Postado em 10 de dezembro de 2020 por .

Que criança nunca quis ajudar a lavar a louça só para brincar um pouquinho com a água e o sabão em um dia de calor? Guardar os brinquedos depois de usar, colocar a roupa suja no cesto e até arrumar a cama são tarefas domésticas simples, que podem ser feitas pelos pequenos e que ajudam no desenvolvimento, além de proporcionar diversos benefícios até a fase adulta.

De maneira lúdica e simples, é possível ensinar pequenas tarefas domésticas, como apagar a luz quando o cômodo estiver vazio, juntar os brinquedos e jogar o lixo no lugar certo. Essas atividades despertam o sentimento de pertencimento na família, de compartilhamento de espaço, da importância da criança dentro do lar, além da confiança e independência dos pais e responsáveis.

Cada criança tem o seu ritmo, e é bem mais lento do que o de um adulto, então é preciso ter paciência quando o filho demorar o dobro de tempo para guardar os brinquedos do que você, e organizar de maneira diferente da sua. O importante é incentivar e se orgulhar de pequenas tarefas, que pra eles já são grandes vitórias.

E não se esqueça de que o mais importante nessa fase são os modelos dentro de casa, ou seja, ao ver todos colaborando, a criança vai querer ajudar também. Não adianta cobrar um quarto totalmente arrumado, se o dos pais ou responsáveis é bagunçado, por exemplo.

Tarefas domésticas

Com qual tarefa meu filho pode ajudar em casa?

Devemos começar pelas tarefas domésticas mais simples, de acordo com a idade da criança:

  • Aos 2 anos: arrumar os brinquedos, transformar a organização em uma brincadeira, e separar junto com ele os itens por cor, tamanho, além de guardar no lugar de costume;
  • Entre 3 e 4 anos: a criança já pode arrumar a mochila da escolinha e levar o prato até a cozinha após a refeição – com supervisão de um adulto, claro. Guardar os sapatos no armário, por exemplo, também dá mais autonomia;
  • Entre 5 e 7 anos: ela já pode ajudar a tirar o lixo, dobrar algumas roupas e regar as plantinhas de casa. O sentimento de responsabilidade é motivador;
  • A partir dos 8 anos: nessa idade a habilidade motora é maior, portanto novas tarefas podem ser repassadas com mais segurança, como arrumar a mesa para as refeições, ajudar a arrumar e limpar o quarto, enxugar e guardar a louça e cuidar dos pets.

Como evitar acidentes domésticos

Com as crianças colocando a mão na massa para ajudar, é preciso antecipar os perigos e prevenir possíveis acidentes domésticos – inclusive já comentamos sobre alguns deles por aqui. Nunca deixe a criança perto do fogão, em especial quando estiver cozinhando, e sempre supervisione as tarefas para que ela não se machuque, principalmente lavando a louça.

As tarefas domésticas nunca devem ultrapassar o tempo de brincar ou estudar, tem que ser um momento leve, de aprendizado, e até com um toque de diversão. Ah, e vale destacar: as tarefas não devem ser distinguidas entre meninos e meninas, todos podem aprender responsabilidade e cuidado com o ambiente em que vivem!