Cuidados com as crianças durante as férias

Postado em 11 de janeiro de 2022 por .

Se tem uma época que a criançada adora, são as férias. Muitos pais também aproveitam para reservar um tempinho a mais com os pequenos para viajar ou até mesmo curtir um tempo com mais qualidade em casa. Porém, os pais e responsáveis precisam ficar bem atentos também com os cuidados com as crianças durante o período. 

No verão, muitas famílias aproveitam para viajar, e é claro que as crianças adoram explorar ambientes novos, principalmente as menores; por isso, é preciso redobrar a atenção para evitar acidentes e imprevistos durante os passeios. Afinal, os cuidados com as crianças nunca tiram folga – até mesmo quando elas estão um pouquinho mais velhas, não é mesmo?

Verão: cuidados com as crianças em piscinas e mar

Tem muita criança que parece um peixinho na água: quando vê o mar ou uma piscina, quer brincar durante todo o dia; mas esses lugares exigem uma atenção enorme dos pais, porque há riscos de acidentes gravíssimos – até mesmo entre as crianças que sabem nadar.

O afogamento é a segunda causa de óbito entre as crianças de 1 a 4 anos, de acordo com a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa). Além disso, crianças menores de 9 anos costumam se afogar mais em piscinas e em casa. 

Também não podemos nos esquecer do risco de acidentes causados pela sucção da bomba da piscina – muitas têm uma proteção de segurança, mas não são todas. Portanto, é importante que a criança esteja sempre acompanhada de um adulto!

Como prevenir acidentes

O verão exige muito mais cuidados com a criança do que só o uso correto do protetor solar – que também deve ser usado durante todo o ano -, e hidratação na medida certa. Veja alguns lembretes que vão ajudar a deixar o seu passeio ainda mais seguro: 

  • Nunca deixe a criança entrar no mar ou na piscina sozinha, mesmo que ela saiba nadar. Prefira os lugares mais rasos e fique sempre bem perto do seu filho;
  • Procure saber se a praia tem correntes que puxam para dentro do mar. Se tiver, evite o local;
  • Ofereça bastante água, sucos naturais, água de coco, frutas e refeições leves para as crianças;
  • Crie horário para brincar e horários para a criança fazer as refeições corretamente;
  • Sempre que a criança sair da água, reforce o protetor solar.

Os cuidados com as crianças não valem apenas para as viagens: muitos acidentes domésticos podem acontecer durante o ano todo, e é preciso ter cuidado redobrado também dentro de casa. 
Sabemos que mesmo seguindo todos os cuidados com as crianças, pode acontecer algum acidente, mas fique calmo. Procure atendimento médico o quanto antes, ou ligue para os canais de socorro 193 (Corpo de Bombeiros) e 192 (SAMU).