Diarreia aguda em crianças: sinais e cuidados essenciais

Postado em 1 de setembro de 2022 por .

A criança começa a ir várias vezes por dia ao banheiro, as fezes apresentam um aspecto mais amolecido, em alguns casos vem acompanhada de outros sintomas como dor abdominal, flatulência, vômitos, febre, e logo acende o alerta dos pais e cuidadores para saber se é algo grave. A diarreia aguda em crianças precisa de alguns cuidados especiais, mas na maioria das vezes, não é nenhum bicho de sete cabeças!

Para a evacuação ser caracterizada como diarreia, os episódios precisam acontecer mais de três vezes ao dia e ter um aspecto bem mole, ou até mesmo líquido. Já para classificarmos como diarreia aguda, o quadro tem que se resolver em até 14 dias – mas na maioria dos casos, costuma durar em média de cinco a sete dias. 

Os pais e cuidadores precisam ficar atentos com uma possível desidratação, já que a criança perde muito líquido durante o quadro de diarreia aguda, além do estado geral da criança e a presença de sangue nas fezes – caso aconteça, precisa procurar imediatamente o pediatra ou um serviço de pronto-atendimento. 

Na imensa maioria dos casos, não é necessário identificar o agente causador da condição, pois os vírus são os principais culpados. Por isso que muitas vezes escutamos do pediatra que “é uma virose”.

Tratamento da diarreia aguda exige hidratação e alimentação saudável 

Como mencionei, é bem comum que a criança sofra com a desidratação durante a diarreia aguda. Portanto, ofereça água várias vezes ao dia e o soro de retratação oral – não é indicado o uso de isotônico, sucos ou água de coco como forma de reidratação.

Quanto à alimentação, não é necessária nenhuma mudança específica; ofereça o que a criança desejar comer, mas sempre com bom senso, né?! Dê preferência a alimentos saudáveis e evite ultraprocessados e gordurosos. Mesmo que a criança queira uma fruta que tem função laxativa, não a prive de comer – é preferível que ela coma a fruta do que ficar em jejum! As frutas com mais líquido são excelentes opções: tangerina, laranja, melão e melancia.

Por mais que a diarreia aguda seja uma condição que costuma melhorar em 14 dias, sempre é importante procurar o pediatra ou o gastro-pediatra da criança para avaliação e diagnóstico correto do caso. A diarreia em si também pode ser um sintoma de outras doenças, que podem exigir uma atenção mais específica. 

Se precisar, estou à disposição na Clínica Pueritia para te ajudar com este cuidado – envie uma mensagem via WhatsApp e agende a consulta do seu filho!