Doação de leite materno: cada ml faz toda a diferença

Postado em 19 de agosto de 2021 por .

O leite materno é um alimento completo para o bebê, já que reforça o sistema imunológico e ajuda a prevenir diversas doenças. Porém, alguns recém-nascidos em condições específicas não podem ser amamentados pela mãe, e é aí que a doação de leite materno faz toda a diferença na vida do bebê.

Os bancos de leite são um apoio para muitas mães que enfrentam dificuldades para amamentar. Toda mulher que amamenta, está saudável e não faz uso de medicamentos que possam interferir na qualidade do leite materno pode fazer a doação do leite materno

O leite coletado passa por um rigoroso controle de qualidade, é analisado e pasteurizado antes de ser oferecido ao bebê. E não importa a quantidade: 1 ml de leite já ajuda a nutrir um recém-nascido, dependendo do peso. 

Ao todo, há mais de 200 bancos de leite no Brasil – no site do Ministério da Saúde é possível encontrá-los e receber orientações sobre como realizar a doação de leite materno e solicitar a coleta.

Como fazer a doação do leite materno

Doação de leite materno

Para manter a qualidade e os nutrientes, o leite precisa ser coletado corretamente, armazenado em frascos fornecidos pelos bancos de leite ou em recipientes de vidro com tampa de plástico – confira algumas dicas para esterilizar:

  • O pote e a tampa devem ser fervidos por 15 minutos, com uma quantidade de água que os cubra completamente;
  • Deixe secar, em um pano limpo, com a abertura virada para baixo;
  • Não toque na parte interna do vidro ou da tampa.

A higiene pessoal também é extremamente importante para evitar contaminação durante a doação do leite materno. Portanto, utilize apenas água para limpeza das mamas e seque com uma toalha limpa, prenda os cabelos e use uma touca descartável, use máscara para cobrir nariz e boca, e não se esqueça de lavar bem as mãos, unhas e antebraço com água e sabão.  

Depois de todo o processo de higienização, durante a retirada do leite, escolha um ambiente calmo e pense no bebê – isso ajuda a saída do leite, pois estimula a ocitocina. O leite coletado deve ser armazenado no frasco higienizado e guardado imediatamente no freezer ou congelador, com nome e data da coleta. Se o recipiente não estiver cheio, pode ser completado uma próxima vez, sempre deixando dois dedos abaixo do limite do recipiente.

Importância do leite materno

Nunca é demais lembrar: o aleitamento materno é tão importante que deve acontecer de forma exclusiva até os 6 meses da criança e, se possível, estendido até os 2 anos de forma complementar, de acordo com as indicações da Sociedade Brasileira de Pediatria.

A doação de leite materno é um ato de amor! Procure o banco de leite mais próximo e ajude a vida de muitos bebês. 
E não se esqueça de agendar a consulta do seu bebê – o acompanhamento com o pediatra deve sempre estar em dia!