Doutora, como faço para saber se tenho alergia?

Postado em 3 de maio de 2018 por .

Como alergista pediátrica, ouço muito essa pergunta – os pais querem entender como é possível saber se o filho tem alergia a algo com o que não entrou em contato ainda, como contraste iodado antes de um exame, alimentos que ele vai começar a comer, ou penicilina, porque a mãe já teve reação…

pediatra

Pediatra Geral, Alergista e Imunologista da Clínica Pediátrica Pueritia

É possível saber antes de haver o contato? NÃO!

Existem exames que dizem se você terá uma reação alérgica a algo? NÃO!

Reuni, aqui, algumas das perguntas e situações mais comuns nesse âmbito, e espero poder ajudar pais e mães e ficarem mais tranquilos no dia a dia. Lembro que, para o desenvolvimento adequado do bebê e da criança, é essencial o acompanhamento com o pediatra e o alergista!

 

Meu pai tem rinite, terei também?

Existem algumas situações que aumentam o risco de desenvolver a condição; por exemplo, crianças com pais ou irmãos com doenças alérgicas confirmadas, como asma e rinite, têm mais chance de serem alérgicas.

 

Como saber se meu filho tem alergia a contraste para fazer uma tomografia?

Recebendo o contraste uma vez! Não existe nenhum exame que seja capaz de dizer se o individuo é alérgico ou não.

Existem estudos que afirmam que indivíduos asmáticos têm mais chances de reagir, e até por isso alguns serviços adotam esquemas com uso de antialérgicos e corticoides prévios ao contraste apenas nos asmáticos. Na população geral, a incidência é muito pequena e não há razão para temer se você não pertence a um grupo de risco.

 

Meu filho tem alergia a camarão; ele pode receber contraste?

Sim! A dupla alergia a camarão e a contraste é mais uma das lendas urbanas e não há nenhuma comprovação que suporte tal relação.

alergia

Pedi ao pediatra um check-up para meu filho de dois anos porque ele não tem nenhum problema de saúde, nunca havia feito exames, e deu que ele é alérgico a leite. Isso é possível?

Não, isso não é possível. Testes de detecção de anticorpos contra alimentos (as famosas IgE ou RASTs) apontam apenas que o organismo algum dia encontrou e guardou na memória imunológica lembranças erradas daquele alimento. Para dizer que o indivíduo tem alergia àquele alimento, ele tem que apresentar SINTOMAS. Por isso, solicitar testes de alergia, principalmente a alimentos, em crianças sem sintomas compatíveis é completamente contraindicado!

 

Minha mãe é alérgica a Benzetacil, então eu não tomo, pois ela diz que sou alérgico também.

Outra falácia: alergias a medicamentos não são hereditárias. A única maneira de descobrir se a criança é alérgica é recebendo o remédio. A maioria das pessoas acha que é alérgica e não é.

 

alergia

 

Fui ao pronto-atendimento com meu filho de 5 anos, que estava com chiado no peito, e o médico disse que ele é asmático, pois tem crises de chiado várias vezes ao ano. Como faço para saber se é asmático mesmo?

Provavelmente, ele é asmático, sim. Asma é uma doença crônica das vias aéreas inferiores (pulmão e os “caninhos” dentro dele), caracterizada pela hiper-reatividade. Em indivíduos predispostos, em resposta a estímulos como alérgenos, frio ou vírus, o pulmão hiper-responde, causando a crise de sibilância, chiado ou bronco espasmo. O indivíduo que apresenta várias delas ao longo da vida, e melhora após passar por inalações com medicamentos, é asmático e não é necessário exame para comprovar. No entanto, a asma é uma doença que pode ser perfeitamente controlada, desde que bem acompanhada pelo médico, e permitir vida normal às crianças.

 

Alergia é um campo de relativo desconhecimento dos pacientes e também dos pediatras em geral. Na dúvida, antes de doar o cachorrinho, excluir o leite da dieta ou nunca mais deixar a criança correr na rua, peça ao pediatra o encaminhamento ao especialista. Ele provavelmente irá desmistificar todos os seus medos e todos viverão em paz com a alergia!