Entrando na puberdade – as mudanças no corpo do seu filho

Postado em 22 de março de 2018 por .

pediatra

Dr. João L. Ferro, pediatra geral e endocrinologista da Clínica Pediátrica Pueritia

 

O crescimento e desenvolvimento de uma criança acontecem de forma muito rápida e, de uma hora para outra, os pais se deparam com grandes transformações, como: o crescimento de pelos, aumento das mamas, acne no rosto e mudança de humor, entre outras. Essa mudança corporal é consequência de alterações hormonais as quais chamamos de puberdade.

É a natureza transformando os corpos infantis de meninos ou meninas em seres maduros capazes de se reproduzir. Nesse percurso, podem surgir vários medos, dúvidas e ansiedade, que podem ser amenizados com o suporte médico adequado.

 

 

 

A puberdade feminina

puberdade feminina

Ilustração de M. Komorniczak

 

O primeiro sinal do início da puberdade nas meninas é o crescimento do broto mamário, que pode ocorrer entre os 8 a 13 anos. Geralmente, inicia-se em uma das mamas, associado à maior sensibilidade/dor no local. Já o surgimento de pelos pubianos aparecem antes ou após o crescimento mamário.

Entre os 6 a 8 anos, é comum o odor na axila e pele mais oleosa, com posterior crescimento de pelos pubianos após os 8 anos. O último evento desse processo é o primeiro episódio de menstruação, que geralmente ocorre após dois anos do início da puberdade. Nos primeiros anos, é normal apresentar ciclos menstruais irregulares.

 

 

puberdade feminina

 

A puberdade masculina

puberdade masculina

Ilustração de M. Komorniczak

 

Nos meninos, o primeiro sinal é o crescimento dos testículos, que pode ocorrer entre os 9 a 14 anos, geralmente acompanhado do aparecimento de pelos. Da mesma forma que ocorre nas meninas, entre 6 a 8 anos, podem surgir odor axilar e pele oleosa, consequência da produção hormonal pelas glândulas adrenais.

Conforme a evolução da puberdade e, consequentemente, o acréscimo da testosterona, há aumento do pênis, surgimento de barba, ganho de massa muscular e a ejaculação com produção de espermatozoide.

 

 

 

puberdade masculina

 

 

Estirão do Crescimento

Durante o período de aumento de produção hormonal, tanto nos meninos como nas meninas, ocorre um grande aumento na velocidade de crescimento, conhecido como “estirão”. Uma forma de acompanhar esse ganho de estatura é por meio do raio X da mão e do punho, que ajudará a determinar a idade óssea da criança, para avaliar o espaço nas placas de crescimento – ele termina com o fechamento da cartilagem de conjugação dos ossos.

 

 

puberdade

 

 

Quando devo me preocupar?

A maioria das crianças inicia a puberdade no momento adequado e se desenvolve na velocidade apropriada, sem necessidade de seguimento com especialista. Porém, em alguns casos, principalmente pacientes do sexo feminino e com excesso de peso, a fase pode se iniciar antes do tempo (puberdade precoce) e comprometer o crescimento, gerando um estresse para o paciente e seus familiares.

Por isso, fique atento aos seguintes sinais:

  • Aparecimento de broto mamário nas meninas antes dos 8 anos;
  • Crescimento testicular e peniano nos meninos antes dos 9 anos;
  • Aceleração do crescimento precocemente;
  • Progressão dos caracteres sexuais (mamas e volume testicular) rapidamente;
  • Crescimento de pelos pubianos, com ou sem pelos axilares, antes dos 8 anos nas meninas e 9 anos nos meninos.

A melhor forma de reconhecer uma puberdade prematura é manter o acompanhamento com o pediatra, com consultas regulares – sim, os jovens adolescentes podem continuar passando por consultas com o pediatra. O diagnóstico rápido e precoce do quadro permite a intervenção hormonal adequada impedindo, assim, perda de altura e outros desconfortos para o paciente e a família.