Espinhas e pelos – a adrenarca precoce

Postado em 4 de julho de 2019 por .

Um motivo frequente de encaminhamento da criança ao consultório do endocrinopediatra é o aparecimento de odor no suor, pelos pubiano ou axilares e acne – a adrenarca precoce. Isso é normal? É puberdade?

pediatra
Dra. Paula Brito (CRM 150.512), Endocrinologista Pediátrica e Pediatra Geral

Vamos lá: primeiro, vamos falar das glândulas que produzem os hormônios responsáveis por essas mudanças, as adrenais. Também chamadas de suprarrenais, são duas glândulas que temos localizadas acima dos rins e que produzem vários hormônios.

Entre eles, estão os andrógenos – hormônios “masculinizantes”, que são produzidos tanto pelas meninas quanto pelos meninos. São eles que vão gerar esses sintomas que comentamos (odor axilar, aumento de oleosidade da pele e pelos pubianos e axilares) e, normalmente, isso ocorre quando está começando a puberdade, mas nem sempre.

Puberdade ou adrenarca precoce?

A puberdade propriamente dita é quando há ativação da gônada – ovários nas meninas e testículos nos meninos. Os principais sinais de início da puberdade são o aumento de mama nas meninas e aumento de testículos nos meninos, além da aceleração da velocidade de crescimento (famoso estirão puberal). A ativação das adrenais, em geral, ocorre junto ou logo após a ativação das gônadas, mas pode ocorrer antes. Consideramos adrenarca precoce quando esses sinais aparecem antes do oito anos nas meninas e antes dos nove anos nos meninos.

Localização dos rins e das glândulas adrenais
Imagem: Eastsidefire

Não é apenas com puberdade precoce que temos que nos preocupar nesses casos. Existem doenças da própria glândula adrenal que podem causar os mesmos sintomas e, por isso, uma avaliação com endocrinopediatra é, sim, necessária.

A doença mais comum que devemos excluir é a Hiperplasia Adrenal Congênita (HAC) na forma tardia. Nessa doença, existe uma falha do funcionamento da glândula, que não consegue produzir todos os hormônios de forma adequada. Em geral, consegue produzir os andrógenos, mas não outros, como o cortisol. O corpo, então, tenta estimular mais a adrenal para suprir essa falha, mas a glândula continua a produzir apenas os andrógenos, causando sintomas virilizantes. Se não tratada, a HAC pode acarretar falha de crescimento grave,  virilização da genitália feminina e até insuficiência adrenal.

Outras causas menos comuns de aumento de andrógenos são tumores adrenais e exposição a andrógenos exógenos (presentes em cremes usados por homens adultos para reposição hormonal).

Para diferenciar, então, entre as possíveis causas de adrenarca precoce, o médico deve solicitar a dosagem desses hormônios no sangue, além do raio X de mãos e punhos para avaliar idade óssea. Outros exames de imagem vão depender do quadro clínico e suspeita diagnóstica.

Na adrenarca precoce, por simples ativação antecipada da glândula, mas que funciona normalmente, os hormônios estarão normais ou pouco aumentados e o raio x de idade óssea pode estar compatível ou pouco avançado (mas sem prejudicar previsão de estatura).

Já em causas patológicas – doenças da glândula –, os hormônios estarão mais aumentados e a idade óssea bem avançada, prejudicando a estatura final. Em alguns casos, ainda, pode ser necessário um teste de estímulo, para avaliar a resposta da glândula e os hormônios que esta produz, frente a um estímulo específico.

Riscos de evolução de outras doenças

Na maioria dos casos, o que ocorre é apenas a antecipação da ativação adrenal, o que não requer tratamento algum neste momento. Se for identificada alguma causa patológica, o tratamento específico deve ser iniciado.

No passado, considerávamos essa antecipação uma variante da normalidade, totalmente benigna. Porém, hoje, estudos mostram que essas crianças têm risco maior de evoluir com distúrbios metabólicos como obesidade, hiperinsulinismo, Síndrome de Ovários Policísticos e diabetes, entre outros.

Por isso, o acompanhamento regular, como sempre, é imprescindível! Fique atento aos sintomas e sempre consulte seu pediatra ou endocrinopediatra para tirar suas dúvidas!