Fraturas em crianças: quais os riscos e como socorrer?

Postado em 26 de outubro de 2022 por .

Um simples tropeço ou queda, infelizmente, pode ocasionar fraturas em crianças e adolescentes. Eu sei que de imediato os pais e cuidadores podem entrar em desespero, mas nessa hora é preciso muita calma e saber socorrer a criança cuidadosamente para prevenir complicações. 

Em primeiro lugar, vale destacar que os ossos das crianças são diferentes dos ossos dos adultos. Eles ainda estão em fase de desenvolvimento, apresentam mais elasticidade e porosidade. Com isso, algumas das preocupações quando ocorrem fraturas em crianças próximas à cartilagem é o possível déficit no crescimento ou deformidades no local lesionado – mas acalme-se, isso não é uma regra e há meios de prevenir! 

Além disso, como a estrutura óssea da criança é diferente da do adulto, o risco de fraturas pode ser menor, a capacidade de remodelação é maior, a cicatrização pode ser mais rápida e, com isso, a necessidade de cirurgia também pode ser reduzida. 

Os primeiros socorros quando há fraturas em crianças

Como mencionei anteriormente, quando a criança cai ou sofre algum trauma e há fraturas, os pais e cuidadores precisam ter cuidado. 

De imediato, é preciso imobilizar o local lesionado para tentar reduzir a dor e o inchaço. Se tiver algum ferimento exposto, é preciso limpar com água corrente e cobrir com material estéril até a chegada da emergência.

O tratamento de fraturas em crianças sempre vai depender da idade, local, tipo da lesão e até mesmo de características individuais. Cada paciente é único, e por mais que as lesões sejam parecidas com as de outra criança, elas podem exigir cuidados específicos. Só quem pode indicar o melhor tratamento para o caso é um ortopedista pediátrico. 

Como prevenir as fraturas nas crianças 

Existem muitos casos de lesões que não conseguimos prevenir. Por mais que sempre os pais e cuidadores ofereçam segurança no ambiente, pode ser que um simples tropeço resulte em fraturas em crianças. Como orientação nunca é demais, separei aqui alguns cuidados que ajudam a evitar acidentes em casa:

  • Nunca deixe a criança em cima de móveis;
  • Nunca coloque o bebê conforto em lugares altos, em superfícies lisas ou escorregadias;
  • Coloque barreiras de proteção nas escadas, além de grades nas janelas e varandas;
  • Ao brincar com patins, skates ou bicicleta, a criança precisa de equipamentos de proteção, como capacete, joelheira e cotoveleira;
  • Nunca deixe que a criança brinque em lajes, terraços e varandas que não tenham nenhum tipo de proteção.  

Sempre que tiver dúvidas em caso de fraturas em crianças, converse com o ortopedista pediátrico e siga corretamente o tratamento indicado. Se precisar, estou à disposição para te auxiliar – agende sua consulta pelo WhatsApp!