O primeiro ano de vida do bebê é muito transformador. Tudo é novo para ele, e pode ser até desafiador para os papais e cuidadores de primeira viagem. O intestino do bebê, por exemplo, é algo que está constantemente em desenvolvimento e pode deixar alguns adultos um pouco confusos.
Assim como o desenvolvimento e o crescimento, o intestino do bebê está amadurecendo após o nascimento. É comum os papais e cuidadores estranharem o padrão evacuatório, assim como o aspecto das fezes nos primeiros meses, principalmente o quanto eles podem mudar rapidamente.
A flora intestinal do bebê
O intestino do bebê começa a se desenvolver por volta da quarta semana de gestação. Logo após o nascimento, as fezes da criança têm uma aparência mais pegajosa e uma coloração mais escura, o que chamamos de mecônio – isso é normal!
Após alguns dias, o cocô vai ficando mais amarelado e mais pastoso. Nos primeiros meses, o bebê evacua com muito mais frequência do que uma criança maior (podendo chegar a 8 ou 10 vezes por dia). Assim como pode ficar até 10 dias sem evacuar, e ser tão normal quanto!
Conforme vai crescendo, o número de evacuações vai reduzindo até chegar ao padrão evacuatório mais habitual. Além disso, os pais podem perceber também variações na coloração e até no odor durante as trocas de fraldas.
É claro que, em casos específicos, os pais precisam ficar em alerta e procurar o pediatra caso percebam que o bebê está muito irritado, apresenta vômito, febre, alterações no apetite, não está crescendo ou se desenvolvendo como o esperado, se tiver sangue nas fezes, uma coloração esbranquiçada ou se estiver endurecida.
Mitos e verdades sobre o intestino do bebê
Nos primeiros meses é bem mais difícil de entender o que o bebê está sentindo, se há dor ou algum incômodo, não é mesmo? As dúvidas sobre o desenvolvimento do intestino do bebê durante as consultas com o pediatra são inúmeras, e separei algumas delas para esclarecer aos pais e cuidadores:
- Fezes de tons verdes e amarelos não são normais – MITO!
Nos primeiros meses de vida, essas alterações são normais; a cor e a quantidade de evacuação pode variar também.
- Quando a barriguinha do bebê faz barulho é sinal de refluxo – FALSO!
A nossa barriga também está sempre fazendo barulho. Isso significa que o intestino do bebê está cumprindo o papel de digerir os alimentos.
- Se faz cocô todo dia, não tem constipação – FALSO!
Fazer cocô todos os dias não significa que a criança não tem constipação. Se for em formato de bolinhas e sempre muito seco, o bebê pode sim estar constipado.
- Comer e evacuar logo em seguida não é normal – FALSO!
Após as refeições, ocorrem os principais movimentos peristálticos estimulando a evacuação.
- Laxante deixa o intestino do bebê ‘viciado’ – FALSO!
O laxante só deve ser usado com indicação médica, e se usado corretamente, ele ajuda a tratar a constipação do bebê.
Sempre que tiver dúvidas sobre o desenvolvimento do seu bebê, converse com o pediatra! Se precisar, estou à disposição na Clínica Pueritia para te ajudar a entender como funciona o intestino do bebê – agende sua consulta pelo nosso WhatsApp!