Intestino preso na infância: saiba como ajudar seu filho

Postado em 14 de junho de 2017 por .

Dra. Daniela Gorga do Amaral Pereira, pediatra geral e gastropediatra da Clínica Pediátrica Pueritia

Enquanto ir ao banheiro é algo tranquilo para algumas crianças, outras têm dificuldade com a rotina. A constipação crônica (retenção das fezes ou dificuldade de evacuação) na infância é frequente, sendo a queixa principal em 3% das consultas de pediatria e 25% das consultas em gastroenterologia pediátrica.

Mais de 90% dos casos de intestino preso são de origem funcional (não relacionados a outras doenças); porém, se não tratados adequadamente, podem causar enorme prejuízo à qualidade de vida do pequeno. A má alimentação também pode ser o motivo do problema.

Para diagnosticarmos a constipação, levamos em consideração não só a frequência das evacuações (duas ou menos por semana), mas também a característica das fezes, entre outros fatores.

Outro fato importante a ser observado é se geralmente a criança entope o vaso sanitário ou se tenta segurar, o que pode estar associado ao fato de sentir dor ao evacuar.

 

Atenção à Escala de Bristol

A tabela a seguir é uma boa maneira de observar como está a saúde intestinal do seu filho; é preciso ficar alerta se a evacuação dele seguir as dos tipos 1 a 3 e procurar o pediatra:

 

Adeus ao intestino preguiçoso

A ingestão de água e fibras adequadas costuma resolver a maioria dos casos. Por isso, atente-se ao cardápio do seu filho! Outra medida importante é o chamado treinamento de toilet, que consiste em equipar o vaso com assento redutor quando necessário e apoio para os pés, para impulsionar o ato evacuatório.

Uma boa maneira de evitar que o pequeno segure as fezes é incentivar sempre que possível seu filho a ir ao banheiro. Além disso, colocar a criança sentadinha no vaso uns dez minutos após as principais refeições é uma ótima iniciativa, mesmo que ele não esteja com vontade de imediato.

Eventualmente – dependendo do caso – o pediatra prescreve o uso de medicações laxativas. Fique sempre atento, siga nossas dicas e, quando houver dúvidas ou indícios de constipação, marque uma consulta conosco. Os pediatras da Pueritia estão de portas abertas!