Leite fermentado ajuda ou prejudica a flora intestinal?

Postado em 21 de julho de 2022 por .

Não vamos negar que o leite fermentado é gostosinho, docinho e muito fácil de atrair as crianças pelo paladar, mas será que ele é indicado para consumo, como vendem os fabricantes, ou ele é mais vilão do que mocinho? Vou explicar! 

Como o próprio nome sugere, o leite fermentado passa por um processo de fermentação com lactobacilos vivos – bactérias do bem que ajudam no funcionamento do intestino. Porém, durante o processo de fermentação, ele também recebe uma quantidade muito grande de açúcar – e é aí que ele pode se tornar um vilão.

Em média, cada frasquinho de leite fermentado tem o equivalente a dois sachês de açúcar – o que é muito em um único potinho. Ou seja, isso faz com que ele não seja um alimento indicado para uso diário, principalmente quando o objetivo é manter a flora intestinal da criança saudável.

O leite materno é o melhor substituto do leite fermentado 

leite fermentado

Sim, mais uma vez vamos valorizar ele, o leite materno, que é o melhor e mais indicado meio de cuidar da flora intestinal do seu filho. Por isso sempre indicamos que as mães continuem amamentando o bebê, quando possível, até os dois anos. 

O leite fermentado em si não vai resolver a reposição de probióticos que a criança pode precisar, muito menos deixar o intestino funcionando direitinho. Precisamos avaliar cuidadosamente o que pode estar causando algum desconforto ou anormalidade na saúde digestiva da criança e, se houver a necessidade desta reposição, o gastro-pediatra indicará a melhor opção e dose indicada – afinal, cada cepa de probiótico tem uma indicação específica que devemos seguir. 

Ah, e vale ressaltar que isso não quer dizer que o leite fermentado é um alimento proibido para o seu filho. Vale o bom senso! Como sempre lembramos por aqui, é importante evitar o consumo de açúcar antes dos dois anos de idade e, após essa idade, o consumo deve ser moderado – o que vale para o leite fermentado e qualquer outro produto que contenha açúcar refinado. 

Sempre que tiver dúvidas sobre a flora intestinal da criança, converse com o pediatra ou com o gastro-pediatra! Se precisar, estou à disposição para te ajudar – agende sua consulta pelo nosso WhatsApp!