Mãe de quarentena

Postado em 26 de março de 2020 por .

Dra. Márcia Fonseca (CRM 156.504), pediatria geral da Pueritia

Olá, mãe de quarentena!

Ouvi dizer que as coisas estão confusas por aí, verdade?

Arrumar a casa, fazer comida, home office, crianças em casa 24 horas por dia, atividades da escola para fazer…

Gostaria de te lembrar de algumas coisas:

1. Você não precisa dar conta de tudo. E está tudo bem.

E não é pela pandemia, pela quarentena, é por você. Você não é uma super heroína e nem precisa ser.

2. Distribua tarefas com todos da casa, não vai cair a mão de ninguém! TODOS estão em quarentena, e não em férias. A obrigação da casa não é da mulher. Para ajudar, pode colar na geladeira a lista de tarefas de cada um.

3. Em poucas horas, tudo o que você (de preferência, vocêS) arrumou vai estar desarrumado. Não se desespere: sente-se, tome um chá e olhe em volta, perceba que isso só aconteceu porque existe vida dentro da sua casa. Amanhã começa de novo.

4. Incluir as crianças, principalmente as menores, nas tarefas da casa vai exigir muita atenção, cuidado e paciência. Mas também vai mostrar a vocês habilidades ainda não exploradas, proporcionar uma real troca e gastar tempo, que é a questão quase primordial das famílias hoje.

5. Coloque as crianças para prepararem a comida nessa quarentena. Sabia que elas comem melhor quando participam do processo? Já pensou se você tem um chef de cozinha escondido aí?

6. Use esse tempo juntos para se redescobrirem. Qual a comida favorita deles? Você lembra? Será que mudou? Qual o jogo do momento? Quem são seus amigos da escola desse ano? Quer mudar alguma coisa no visual? Quem sabe alguém pode te mostrar alguns apps legais, como esses que dá para conversar com as suas amigas?

quarentena

7. Estão pipocando de todos os lugares atividades para fazer com as crianças em casa. Calma! Você não é uma recreadora infantil. Eles não precisam ter 100% do tempo ocupado, eles podem ficar sem fazer nada; aliás, o tédio faz parte da vida e é bom para as crianças, é criativo, elas precisam se reinventar.

8. Converse bem com todos da casa e delimite o horário em que fará seu trabalho remoto. Se dois ou mais trabalham em home office, revezem entre vocês. E ria quando aparecer um grito de criança ou um ser de cueca na reunião online. Estão todos no mesmo barco.

9. Dê mais valor aos professores quando sairmos disso; acho que deu pra perceber que o trabalho deles é árduo, né? E eles não têm só os seus filhos para ensinar.

10. É tempo de resignificar. Desde o tempo em casa, desde nossas necessidades de estar fora dela. Preciso passar todas as roupas? Ou é gasto a mais de energia elétrica, física e mental?

11. Provavelmente você não conseguirá fazer nenhum curso online ou maratonar nenhuma série, mas você pode se dar um carinho todo dia. Desde uma comida que você goste, converse com um amigo que te faz rir, tome uma taça de vinho, um banho, veja um filme antigo… Pense em você um pouco. Dentro de todo esse caos, você pode se reencontrar.

12. Faça o que der. Vão ter dias melhores e dias piores, aproveite os primeiros e dê uns berros nos outros! Vai passar, tudo passa e isso também.