Parto humanizado pode ser cesárea?

Postado em 25 de outubro de 2018 por .

Parto humanizado não é somente parto normal. Parto humanizado não é obrigatoriamente sem anestesia. Parto humanizado pode ser cesárea, sim!

pediatra

Dra. Márcia Fonseca, pediatra geral da Clínica Pediátrica Pueritia

Trago este tema a você depois de ver recentemente na mídia a história do parto da nutricionista e coach Mayra Cardi.

Mayra havia planejado, com o marido, ter a filha Sophia de parto normal e em casa. Porém, após muitas horas de trabalho de parto, ela precisou ir ao hospital. E, horas depois, quando a equipe médica constatou que o parto não evoluiu como deveria, indicaram a cesárea.

Ela desabafou no Instagram: “Fim da linha para nós e com o coração partido não pudemos mais seguir o parto humanizado pois ela ainda estava muito alta e não existia mais eu nem ele. Choramos, sofremos, amamos, nos entregamos até entender que humanizado deve ser até onde é seguro, saudável e possível.”

Os trechos grifados são meus. E fiquei pensando: mas por que o parto dela não foi humanizado?

 

 

Precisamos entender o parto humanizado

Mayra Cardi durante trabalho de parto (foto: Instagram Mayra Cardi)

Sim, parto humanizado pode ser cesárea. Acredito, com essa declaração dela, que muitas pessoas confundam as definições, e por isso resolvi trazer o tema para nosso blog.

Inicialmente, o parto com atendimento humanizado é aquele em que sejam reduzidas as intervenções e procedimentos desnecessários tanto para a mãe quanto para a criança, e também se respeita a vontade da mulher – desde, claro, que suas condições de saúde e também as do bebê estejam adequadas.

Entre outros aspectos, o parto humanizado deve englobar:

  • A presença do(a) acompanhante de escolha da gestante, assegurado por lei;
  • A garantia de que a mulher esteja bem informada sobre todas as suas opções e possa escolher junto com a equipe;
  • Ambiente propício;
  • Envolvimento de equipe multidisciplinar – obstetra, enfermeira, doula;
  • Retardar o corte do cordão umbilical;
  • Colocar o bebê para mamar na mãe assim que nasce.

Portanto, parto humanizado não significa sem anestesia ou obrigatoriamente domiciliar. Se bem indicado, como foi o caso da Mayra, o parto natural pode vir a ser cesárea e nem por isso deixará de ser humanizado.

 

Mudaram os planos – mas o atendimento ainda é humano

Se isso acontecer com você, saiba que, ainda na cesárea, você pode ter seus direitos e vontades garantidos. Discuta a possibilidade das complicações e como vão proceder.

O Núcleo Cuidar, de atenção humanizada à saúde da mulher e da família, fez uma arte muito elucidativa sobre o tema:

 

parto humanizado pode ser cesárea

 

Fica aqui o conselho a todas as futuras mamães: nós podemos e devemos exigir nossos direitos e um atendimento respeitoso, que nos passe segurança e tranquilidade no momento do parto, não importa o tipo de parto! Estamos ali prestes a receber o mais precioso bem da nossa vida!

Informe-se para garantir seus direitos e compreender possíveis complicações e preocupe-se na hora apenas em receber em seus braços o pequeno ser que chega para mudar sua história! Nada de frustrações ou de culpa, curta o momento de vocês, tenha sido o nascimento por parto vaginal ou cesárea.

 

parto humanizado pode ser cesárea