Soluço em criança: é normal, basta ter paciência

Postado em 13 de setembro de 2021 por .

Prender a respiração, levar um susto, colocar um pano vermelho na testa – quem nunca ouviu um desses métodos para tentar resolver uma crise de soluço em criança? Infelizmente, muitas das receitinhas não resolvem e podem até piorar. Os episódios são normais, basta ter um pouquinho de paciência. 

Alguns pais e responsáveis, principalmente os de primeira viagem, podem ficar um pouco preocupados com as crises de soluço em criança, e esse receio pode ser maior quando elas acontecem nos bebês e com mais frequência.

Por que o soluço em criança acontece?

Primeiramente, você sabe o que é e o que causa o soluço? É uma contração involuntária do diafragma, músculo responsável pela nossa respiração. O soluço é causado por uma irritação no nervo frênico e pode acontecer em qualquer idade – apesar de muito incômodas, as crises tendem a ser passageiras. 

Os quadros de soluço em criança não são considerados uma condição grave, mas quando duram mais de dois dias, ou se há uma frequência exagerada, é importante conversar com o pediatra para saber o motivo por trás dos episódios.

O soluço em criança menor e bebês pode acontecer com mais frequência, já que o sistema nervoso central ainda é imaturo e o bebê está aprendendo a controlar o diafragma. É mais comum acontecer quando o bebê está com a barriguinha cheia, quando engole ar durante a amamentação, durante o choro, após o banho e em caso de refluxo. 

Incentivar a criança a prender a respiração ou dar sustos pode fazer muito mal! Com um pouquinho de paciência, as crises passam sem fazer nada. O soluço em criança não é sinônimo de nenhuma doença e nem prejudica a saúde, mas é preciso um pouco de atenção quando duram mais de 48 horas, atrapalham o sono ou a amamentação do bebê.

Estamos à disposição para te ajudar – agende sua consulta pelo nosso WhatsApp!