Para começar, vou explicar o que é a urticária crônica: é uma lesão avermelhada, elevada, que coça bastante, desaparece em algumas horas e pode aparecer novamente em outros locais, sem deixar cicatriz ou marca – parecem picadas de inseto, e podem confluir, tornando-se grandes placas.
Geralmente, ela vem acompanhada de inchaços (angioedema) que evoluem rápido, e podem até “deformar” o local acometido. Isso pode acontecer em qualquer parte do corpo de adultos e crianças, sendo mais comuns nos olhos, língua e lábios.
Existem dois tipos de urticária:
- Urticária aguda – dura menos de 6 semanas
- Urticária crônica – passa de 6 semanas
O que pode desencadear a urticária crônica?
A urticária crônica pode ser causada por diversos fatores físicos, como água, pressão, calor e frio. Porém, na maioria dos casos, não achamos o fator desencadeante – então chamamos de urticária crônica espontânea (UCE).
A urticária crônica acontece por uma reação do próprio organismo, que acaba produzindo anticorpos contra células do corpo – mais especificamente os receptores de imunoglobulina E.
Tratamento da urticária crônica na criança
Quando conseguimos descobrir os fatores que desencadeiam a condição, indicamos que o agente seja evitado para melhorar o quadro da criança. Porém, sabemos que algumas questões físicas fazem parte da rotina, e não conseguimos evitar. Para esses casos, existem medicações que impedem a urticária de aparecer e aliviam a coceira.
Ainda não existe um medicamento exclusivo para curar a urticária crônica, independente do tipo da condição. Para controlar o aparecimento de urtigas e aliviar a coceira, de forma a não atrapalhar a rotina da criança, indicamos anti-histamínicos (antialérgicos).
Em geral, eles são usados por longos períodos, e devem continuar sendo usados mesmo após o controle dos sintomas. Só então, com orientação do pediatra especialista, é que realizamos a retirada gradual dos medicamentos.
E é aí que se encontra o grande desafio: por ser uma doença crônica, que causa incômodo, é importante que médico e família do paciente entendam o objetivo do tratamento, e que o mesmo deve ser mantido por longos períodos. O OBJETIVO DO TRATAMENTO É PROMOVER QUALIDADE DE VIDA PARA A CRIANÇA!
Procure sempre a orientação de um especialista pediátrico para o tratamento correto da urticária crônica no seu filho. Estou à disposição para te auxiliar com esse cuidado – agende sua consulta pelo WhatsApp!