Vacinação dos prematuros: a importância da imunização nessa fase

Postado em 25 de julho de 2020 por .

Como sempre destacamos, manter o calendário de vacinação do pequeno em dia é muito importante, e esse cuidado com a saúde deve ser desde bebê, principalmente quando se trata da vacinação dos prematuros (bebê que nasce antes das 37 semanas gestacionais).

A recomendação se acentuou nessa época de pandemia do novo coronavírus; a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) afirmam que a descontinuidade — mesmo que por breves períodos — aumenta o número de prováveis surtos de outras doenças evitáveis por vacinas; ou seja, é essencial vacinar!

Quando falamos de vacinação dos prematuros, vale destacar que não há grandes diferenças para o calendário de vacinas, considera-se a idade cronológica da criança, não a corrigida (idade corrigida é a idade que a criança teria se não tivesse nascido prematura, exemplo: aos 3 meses de vida de um bebê que nasceu com 36 semanas de gestação, a idade corrigida dele é 2 meses); porém, alguns itens devem ser levados em consideração, como por exemplo, que o pequeno deve ter 2 kg para tomar a vacina BCG, que protege contra formas graves de tuberculose.

Agora uma imunização importante e indicada apenas para os prematuros é o Palivizumabe, um anticorpo contra o VSR (vírus sincicial respiratório). Esse vírus causa a bronquiolite, que nesses bebês pode ser mais grave, pela idade e prematuridade. A depender a idade gestacional ao nascimento e complicações que o prematuro apresentou, ele deve receber a medicação nos meses de maior circulação do vírus – consulte o pediatra para ver se seu bebê tem indicação.

Outra medida importante para quem tem um prematuro em casa: todas as pessoas que têm contato com ele também devem ter o calendário vacinal em dia, hein?! Além disso, a vacinação de contactantes é especialmente indicada para quem convive ou cuida de um recém-nascido pré-termo, e que inclui as vacinas: coqueluche, influenza, varicela, sarampo, caxumba e rubéola.

Calendário de vacinação dos prematuros

Além dessas imunizações, também existem outras vacinas muito importantes para a proteção do pequeno:

  • Rotavírus, que deve ser aplicada aos 2 meses (idade máxima para realização de 3 meses 15 dias), e é contraindicada se o pequeno ainda estiver internado, por se tratar de uma vacina de vírus vivo atenuado;
  • Tríplice bacteriana (DTP-vacina contra difteria, tétano e coqueluche), que deve ser realizada a partir dos 2 meses e nos prematuros, hospitalizados ou não, e deve-se preferir a forma acelular (DTPa);
  • VIP (vacina inativada contra poliomielite), que segue a regra do calendário de todas as crianças, desde 2016, substituindo a VOP (vacina oral- em gotas), feita com o vírus vivo. No prematuro, indicação é também a da VIP, principalmente se estiver hospitalizado na época da vacina, aos 2 meses.

Se continuar com dúvida, uma boa dica é procurar o CRIEs (Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais). Trata-se de unidades onde os pais vão encontrar vacinas ou medicações mais específicas/diferentes e, no geral, existe sempre um médico no local para avaliar a indicação ou não de uma vacina especial, a depender da criança/histórico de saúde.

Atenção às vacinas de todos os pequenos!

Além da vacinação dos prematuros, é preciso ficar atento ao calendário das crianças de todas as idades. Atualmente, estão ocorrendo as campanhas da vacinação da influenza, que previne a gripe, e a tríplice viral, contra o sarampo, rubéola e caxumba. Seu pequeno já está imunizado com elas?

Devido ao coronavírus, muitos pais e responsáveis estão com medo de levar os pequenos, mas é preciso e essencial que as crianças estejam protegidas com essas vacinas. E o que fazer? Primeiro optar pelo serviço de vacinação domiciliar; se não for possível, ligar para o local mais próximo de sua casa e perguntar sobre os horários diferenciados de vacinação em crianças. Higienizar as suas mãos e as dos pequenos, manter o distanciamento no local e, ao chegar em casa, tomar banho.

VACINAR É AMOR, e o importante é que seu pequeno esteja sempre protegido!