Alergia e intolerância alimentar: como saber diferenciar?

Postado em 17 de março de 2022 por .

A alergia e intolerância alimentar são muito diferentes, mas frequentemente são confundidas por pais e cuidadores. 

A alergia alimentar é uma resposta que nosso organismo dá quando se depara com determinadas proteínas encontradas nos alimentos. Ele reconhece essas proteínas como estranhas, gerando inchaço nos lábios, coceira, tosse, falta de ar, diarreia e, em casos mais graves, anafilaxia. Mesmo que no primeiro episódio os sintomas sejam mais leves, os demais podem ser mais graves, e é preciso evitar determinados alimentos para que isso não aconteça. 

Na maioria dos casos, a alergia alimentar pode ser diagnosticada ainda na infância e, a depender do alimento envolvido, pode persistir na vida inteira. Alguns dos alimentos que mais costumam causar alergia são: peixes e frutos do mar, ovo, soja, castanhas, amendoim, leite e derivados.

A intolerância alimentar é desencadeada pela falta de uma enzima que degrada açúcares. Nos casos de intolerância à lactose, por exemplo, o organismo tem deficiência de lactase, o que faz com que a lactose não seja digerida, atraindo água para o intestino e desencadeando diarreia.

Leite e seus derivados, banana, frutas cítricas, carnes processadas, repolho e alimentos com corantes são alguns dos desencadeadores de intolerância alimentar.

Diferenciando as condições

A alergia e a intolerância alimentar podem até ser um pouquinho semelhantes, não é mesmo? Mas elas têm gravidade e tratamento bastante diferentes! Na intolerância, os sintomas podem demorar até horas para se manifestar, e quando se manifestam, apresentam dores de barriga e abdominais, gases e enjoos. 

Outro fato que difere a alergia e a intolerância alimentar é que algumas pessoas com intolerância até podem consumir um pouco de determinados alimentos e seus derivados, se tomarem a enzima da qual tem o déficit – mas é um pouquinho, nada em exageros! 

Agora, uma coisa em comum da alergia e da intolerância alimentar é que ambas precisam ser diagnosticadas pelo médico e tratadas corretamente. Afinal, casos graves podem trazer sérias consequências para a criança. 

Alergia e intolerância alimentar exigem atenção dos familiares 

Alergia e intolerância alimentar

Eu sei que às vezes dá vontade de oferecer determinado alimento, e que nem sempre é fácil explicar e dizer não para a criança. Mas é preciso ter atenção, pois é um assunto sério! Confira algumas dicas para ter um pouco mais de cuidado com esses casos:

  • Procure não oferecer comida para a criança sem autorização dos pais. A criança pode nem se lembrar dessa alergia ou intolerância alimentar, comer e ter alguma manifestação da condição;
  • Se os pais ou cuidadores disseram que a criança é alérgica à determinada substância presente no alimento, não insista para que ela prove apenas um pedacinho;
  • Leia com atenção o rótulo dos produtos. Nem sempre um alimento sem lactose deixa de ter a proteína do leite, responsável pela reação alérgica.

Você tem dúvidas se o seu filho tem alergia ou intolerância alimentar? Vamos fazer uma avaliação minuciosa e tratar o caso corretamente. A alergia, por exemplo, é algo muito sério e que precisa de uma atenção especial. Agende a consulta do seu filho comigo!