A alimentação da criança cardiopata exige cuidados especiais?

Postado em 3 de novembro de 2022 por .

Quando os pais e cuidadores recebem o diagnóstico de alguma cardiopatia na criança, logo surgem as preocupações e a busca pela orientação de como promover bem-estar e qualidade de vida. Entre essas preocupações e cuidados, surge a dúvida de como deve ser a alimentação da criança cardiopata – será que exige alguma atenção especial? 

Em geral, a alimentação da criança cardiopata não tem nenhuma restrição, mas sempre recomendamos o cuidado, ou até mesmo a suspensão, dependendo do caso, do consumo de sal, alimentos gordurosos e ultraprocessados, excesso de líquidos e alimentos ricos em vitamina K – vale lembrar que algumas dessas orientações para crianças cardiopatas também se aplicam às crianças no geral. 

A alimentação balanceada é sempre o segredo para que o tratamento da criança siga corretamente e apresente sucesso!

A alimentação da criança cardiopata precisa de acompanhamento nutricional

Por mais que, na maioria dos casos, a alimentação da criança cardiopata não precise de cuidados muito fora do comum, algumas das cardiopatias congênitas podem afetar o funcionamento e a fisiologia do organismo, como edema na parede intestinal, redução da capacidade gástrica, entre outras condições que podem reduzir a absorção dos nutrientes presentes nos alimentos. 

Portanto, a avaliação nutricional também se faz necessária para que o cardiopediatra e o nutricionista avaliem em conjunto os possíveis déficits de nutrientes ou alguma condição que possa desencadear outras doenças e prejudicar o desenvolvimento saudável da criança. 

Em situações específicas, os especialistas podem recomendar que na alimentação da criança cardiopata tenha um consumo maior de calorias – mas isso não quer dizer que ela deve ingerir produtos gordurosos. A ingestão de mais calorias precisa ser orientada com alimentos que ajudarão no tratamento e farão a criança ganhar peso de forma adequada, de acordo com as necessidades individuais. 

Se precisar tirar dúvidas ou receber orientações para ajudar no cuidado do seu filho, estou à disposição na Clínica Pueritia – agende o seu horário pelo WhatsApp e vamos conversar!