Apneia do sono em crianças: o que é e como tratar

Postado em 6 de fevereiro de 2020 por .

Roncos, respirar de boca aberta e parar de respirar quando está roncando durante a noite são os principais sinais da Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono, que pode acometer adultos e crianças.

Dra. Daniella Verdade, Otorrinolaringologia Geral e Pediátrica

A apneia do sono pode acontecer devido ao tamanho aumentado das amígdalas e/ou adenoide na criança e pode provocar sintomas como sono agitado, irritabilidade/agitação durante o dia, dificuldade em se concentrar, prejuízo na aprendizagem, sonolência exacerbada durante o dia, bem como outros sinais, como alterações no crescimento craniofacial da criança e até distúrbios no sistema circulatório, dependendo do grau da apneia.

O tratamento é cirúrgico quando a causa é a hipertrofia adenoamigdaliana (aumento das amígdalas e/ou adenoide), mais comum em crianças. Dependendo do caso de apneia do sono, existem aparelhos intraorais e o uso de CPAP (um aparelho que manda ar sob pressão positiva através de uma máscara e impede o colabamento e fechamento da via aérea).

Solicitamos o exame de Polissonografia, em que o paciente é monitorizado enquanto dorme, para confirmar o diagnóstico de SAHOS. Em crianças, ele é pedido em casos selecionados, como menores de 2 anos de idade, e crianças com síndromes, ou neuropatias.

Fique atento a esses sinais e sintomas e procure um otorrinolaringologista para uma avaliação se necessário.

apneia