A fase da puberdade é uma das mais marcantes para as crianças e adolescentes. Durante esse período, acontecem várias mudanças físicas e hormonais, que são sempre uma novidade para eles – e em alguns casos, pode até ser um pouquinho difícil de lidar. Porém, como saber se há um atraso da puberdade do seu filho? Isso pode ser prejudicial para o desenvolvimento infantil?
Vale lembrar que é considerado um atraso da puberdade quando nenhum sinal desse desenvolvimento acontece dentro do período esperado: entre os 8 e 13 anos para as meninas e 9 e 14 para os meninos. Entre esses sinais estão:
- Ausência do crescimento dos testículos até os 14 anos;
- Não desenvolvimento do broto mamário até os 13 anos nas meninas;
- Ausência da menstruação até os 16 anos.
Doenças X atraso da puberdade
O atraso da puberdade é uma condição, assim como muitas outras, que precisa ser avaliada pelo endocrinopediatra. Doenças podem estar relacionadas com o quadro, como síndromes genéticas, desnutrição, diabetes e hipotireoidismo, e somente o especialista saberá diagnosticar.
No geral, a reposição hormonal é o tratamento mais comum para o atraso da puberdade. Agora, quando o atraso puberal é desencadeado por conta de uma dessas condições que mencionei, costumamos tratar essas outras doenças primeiro, e então a criança consegue ter o desenvolvimento puberal. Vale lembrar que cada caso é único, os tratamentos podem ser diferentes e até mesmo responder de formas distintas!
Portanto, é importante que os pais e cuidadores entendam sobre a puberdade, conversem sem tabu e criem um elo de confiança com as crianças e adolescentes. Além disso, o acompanhamento endócrino é indispensável. Quando conseguimos identificar esse possível atraso da puberdade logo no início, fica mais fácil a criança responder bem ao tratamento hormonal, evita a perda de massa óssea e até mesmo uma possível infertilidade na vida adulta.
Um detalhe importante também que vale lembrar: o atraso puberal também pode influenciar a vida social e psicológica da criança e adolescente e, consequentemente, desencadear distúrbios emocionais. Ou seja, quanto antes diagnosticarmos o atraso da puberdade, melhor para o desenvolvimento saudável e com qualidade de vida!
Você desconfia que seu filho esteja com atraso na puberdade? Marque uma consulta pelo WhatsApp da Clínica Pueritia para conversarmos sobre o caso e tirar todas as suas dúvidas sobre a condição – estou à disposição!