O leite materno é considerado padrão ouro no cuidado com seu bebê! Ele é tão completo para as crianças, que até os seis meses de vida não há necessidade de outro alimento – nem água -, pois ele oferece tudo o que o bebê precisa para crescer saudável. Porém, muitas situações podem impedir ou dificultar o aleitamento materno, e em último caso, as fórmulas para bebês passam a ser necessárias!
Mas não é qualquer fórmula ou preparo caseiro que vai ajudar no desenvolvimento saudável do seu filho. Atualmente, temos inúmeras opções de fórmulas e compostos lácteos disponíveis no mercado, mas antes de oferecer ao bebe, é importante conversar com o pediatra e avaliar cada caso minuciosamente.
O leite de vaca, por exemplo, não é indicado para os bebês. Além de não ser nutricionalmente adequado, pode causar anemia e sobrecarga renal.
Cuidado com receitas caseiras de fórmulas para bebês
As receitas e “remedinhos” caseiros sempre estão disponíveis na internet – mas será que os pais e cuidadores devem confiar nas receitas caseiras de fórmulas para bebês? NÃO! Jamais!
O bebê ainda está em fase de desenvolvimento, e oferecer fórmulas caseiras ou sem indicação do pediatra pode trazer complicações para a saúde do seu pequeno. As fórmulas caseiras não têm nenhuma comprovação, não têm certificado da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e nem indicação da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).
Os bebês, e até mesmo as crianças maiores, precisam de uma alimentação equilibrada, e fazer fórmulas para bebês em casa, não vai ajudar no cuidado com o seu filho – muito pelo contrário!
Até mesmo antes de comprar uma delas pronta, converse com o pediatra para saber o que é melhor e mais indicado para a fase de crescimento e o caso da criança.
Rede de apoio faz a diferença!
Eu sei que o puerpério e a amamentação nem sempre são fáceis – eu também sou mãe, e já passei por isso. Reforço que estou sempre à disposição para te apoiar, oferecer auxílio, cuidado e acolhimento!
A família e outras mães também podem ajudar, mas tenha em mente que cada família é única, e o que é eficaz para uma pode não ser para outra – e isso não quer dizer que existe caso sem solução, tá bem?
Sempre que possível, dê preferência ao aleitamento materno. Em último caso, as fórmulas para bebês podem ajudar bastante no desenvolvimento saudável do seu filho, mas sempre converse com o pediatra. Estou à disposição para te ajudar com este cuidado – agende seu atendimento pelo WhatsApp da Clínica Pueritia!