Meu filho precisa de vitaminas?

Postado em 7 de maio de 2020 por .

Sim, mas não do jeito que você está imaginando! 

Sempre me perguntam se eu não posso prescrever vitaminas porque o filho está comendo mal, ou porque há o medo de que ele tenha anemia pela falta delas. 

Vamos esclarecer dois fatos: 

  • A anemia carencial (por falta de vitaminas) pode ocorrer principalmente por falta de ferro (presente nas carnes e nos grãos, como o feijão), ou por falta de vitamina B12 e ácido fólico (a primeira presente em alimentos de origem animal – carne e ovo -, e a segunda em verduras de cor verde escuro e frutas cítricas, entre outras fontes). Porém, não é uma semana sem comer esses alimentos que vão determinar a anemia; ela se desenvolve ao longo de vários meses ou por doenças que impedem a absorção desses nutrientes – isso porque nosso corpo tem uma reserva que dura longos períodos, de meses a anos; 
  • Nosso corpo precisa de quantidades muito pequenas de todas as vitaminas – estamos falando em microgramas/dia – bem pouca mesmo! E, por este motivo, conseguimos atingir (muitas vezes ultrapassar) essa quantidade apenas tendo uma alimentação saudável. 

E aí que você me fala: “mas doutora, meu filho não come nada! Por isso que eu quero a vitamina!”. Então, que tal olharmos para nós mesmos e fazermos uma autocrítica: você tem dado o exemplo para seu filho? Come verduras, legumes, frutas, carnes, grãos, diariamente? Come poucas besteiras na frente dele? 

Como esperamos que as crianças comam exemplarmente, se muitas vezes nós mesmos não o fazemos? A criança é um espelho do adulto. Ela aprende por imitação, então se você come bem, ela aprenderá a comer também!

Vitaminas: comida natural e de verdade

Sabemos que existe uma fase em que as crianças rejeitam os alimentos que antes aceitavam bem, começam a ser super seletivos, e isso pode ocorrer dos 2 aos 6 anos de idade. O que fazer? 

Continuar apresentando os alimentos saudáveis, não substituir refeições por lanches, leite ou guloseimas e ter muita paciência. Não é brigando ou ameaçando que seu filho começará a comer melhor, ele o fará por imitação dos pais (conforme citei) e por curiosidade daqueles alimentos que estão sempre à mesa. 

“Mas e as vitaminas, doutora?” Elas estão presentes na comida!

Vitaminas

Não faz mais sentido você incentivar seu filho a comer frutas diariamente do que ficar entupindo-o de vitaminas sintéticas? Vitaminas essas que, muitas vezes, estão em excesso nas formulações, e acabam por sair no xixi (brinco que é um xixi vitaminado!).

Outra coisa importante: por mais que existam relatos de pessoas que usaram as vitaminas e de repente o filho começou a comer “que é uma beleza”, esse efeito não conseguiu ser provado cientificamente. 

Os períodos em que as crianças ficam doentes e normalmente comem menos também não são longos o suficiente para fazerem com que elas precisem de reposição sintética de vitaminas. Assim que o pequeno melhora, ele volta a comer e recupera o tempo perdido! 

Sendo assim, vamos então dar muitas vitaminas para as nossas crianças, mas em sua forma NATURAL: comida de verdade e bem variada! Se você tem dúvidas, escreva para o nosso WhatsApp: (11) 95698-8076