Você já se olhou no espelho hoje?

Postado em 15 de abril de 2021 por .

Não quero ser rude e nem chata. Quero apenas lembrar da nossa responsabilidade na criação de um filho. Quase todas as queixas que eu ouço sobre as crianças, consigo ver a causa em um dos pais – que funcionam como um verdadeiro espelho!

  • Quando se queixam que a criança não come bem, eu pergunto se eles comem comida saudável;
  • Quando se queixam que o pequeno só fica nas telas, eu pergunto se eles por acaso saem delas;
  • Quando se queixam que a criança só grita, eu pergunto se ela está sendo ouvida;
  • Quando se queixam do sono (e aqui não se incluem bebês que naturalmente acordam várias vezes, sem ser culpa de ninguém), pergunto como é a rotina do sono deles, se ela existe;
  • Quando se queixam que a criança é violenta, eu pergunto se há brigas em casa  – ou pior, se tudo que os pais ou responsáveis fazem é brigar com a criança.

E eu me incluo nessa, viu? Toda vez que reclamo do comportamento do meu filho, é em mim que busco as respostas para resolver o problema. E geralmente encontro!

As crianças são um espelho

Melhor, elas são como esponjas! Absorvem absolutamente tudo que está ao redor delas. Elas aprendem sobre o mundo nos copiando e absorvendo tudo que mostramos, seja bom ou ruim – e elas não sabem essa distinção, infelizmente.

Dra. Juliana e Gabriel, seu filho

E é por isso que eu prezo tanto pela sanidade mental dos pais e responsáveis. Precisamos estar bem para cuidar de outra vida – principalmente uma vida tão dependente como de uma criança, e tão especial como nossos filhos!

Quem é meu paciente sabe que sempre pergunto como estão as mães, os pais e a família como um todo. Se você não está bem, provavelmente seu filho vai refletir isso.

Portanto, não hesite em pedir ajuda! Todos nós precisamos – seja para olhar seu filho e você ter um momento de paz para você, seja ajuda profissional (psicólogo e psiquiatra não são coisa de louco!), seja alguém para bater um papo sobre qualquer coisa que não seja filhos.

Ah, e não se culpe por querer um tempo longe deles. Quando nos olhamos no espelho, precisamos ver a mãe, mas também a mulher, a esposa, a profissional, a filha, a irmã e a amiga.

E você, tem visto tudo isso no seu espelho?