Suplementos Alimentares: nunca use vitaminas por conta própria

Postado em 10 de fevereiro de 2022 por .

Os suplementos alimentares podem ser indicados quando precisamos corrigir alguma deficiência de nutrientes no organismo ou quando o paciente não consegue atingir as necessidades nutricionais através da alimentação: carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais. Essa indicação deve ser feita de forma individualizada e com orientação de um nutricionista ou pediatra, e eu vou te explicar o porquê!

Utilizar suplementos alimentares por conta própria (multivitamínico e suplemento calórico proteico) pode colocar a saúde em risco. O nutricionista analisa primeiro se eles são necessários, se o paciente tem alguma deficiência ou se precisa aumentar o consumo de algum nutriente que justifique usar suplementos ou vitaminas. O profissional também avalia o estado nutricional e solicita, quando necessário, exames laboratoriais para então decidir junto ao paciente a necessidade de suplementar ou não.

Suplementos alimentares para as crianças

Durante a infância e adolescência, essa avaliação minuciosa é muito importante, pois tanto a carência quanto o excesso de nutrientes (em especial as vitaminas e os minerais) podem comprometer o crescimento e desenvolvimento do seu filho.

A deficiência de alguns nutrientes é mais comum na infância, como ferro, zinco, ácido fólico, vitamina A e D, mas isso não significa que se deve seguir recomendações genéricas destinadas à população pediátrica geral.

Suplementos alimentares

Como sempre, reforço: cada paciente é único. É recomendado que ele seja avaliado por um profissional habilitado antes de tomar qualquer suplemento alimentar ou vitamina e, consequentemente, deve seguir um acompanhamento periódico para avaliar como está a suplementação.

Invista na alimentação natural

Os alimentos são as melhores fontes para consumirmos os nutrientes que precisamos. Portanto, invista mais na alimentação natural rica em alimentos de verdade: carnes, vegetais, legumes, frutas, verduras, leite e ovos.

Se mesmo seguindo uma alimentação variada o seu filho apresentar alguma deficiência nutricional, pode ser necessária uma avaliação mais detalhada para investigar alguma possível condição clínica!

Você quer saber se seu filho está com deficiência ou excesso de nutrientes? Estou à disposição para auxiliar com este cuidado – agende um atendimento comigo na Clínica Pueritia!