Pra que serve o teste da bochechinha?

Postado em 24 de novembro de 2022 por .

Você já ouviu falar sobre o teste da bochechinha? Tem noção de pra que ele serve e qual a sua importância? O teste da bochechinha veio também para complementar o teste do pezinho – ele é um teste genético, ou seja, pega células do bebê por meio de um cotonete passado por dentro da bochecha – por isso o nome do teste – e pesquisa as alterações genéticas relacionadas a mais de 340 doenças. 

Teste da bochechinha e do pezinho ajudam no diagnóstico precoce 

Atualmente, com o teste do pezinho já temos a possibilidade de diagnosticar diversas doenças que têm tratamento e que, quando são diagnosticadas precocemente, evitam complicações e sintomas irreversíveis.

Em 2021 o governo aprovou a ampliação nas doenças diagnosticadas no teste do pezinho fornecido a todos os recém-nascidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas isso acontecerá de forma gradual, em até 4 anos, de acordo com as seguintes fases: 

  • Etapa 1: fenilcetonúria e outras hiperfenilalaninemias, hipotireoidismo congênito, doença falciforme e outras hemoglobinopatias, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita, deficiência de biotinidase e toxoplasmose congênita;
  • Etapa 2: galactosemias, aminoacidopatias, distúrbios do ciclo da ureia e distúrbios da betaoxidação dos ácidos graxos;
  • Etapa 3: doenças lisossômicas;
  • Etapa 4: imunodeficiências primárias;
  • Etapa 5: atrofia muscular espinhal.

Tanto o teste do pezinho quanto o teste da bochechinha são testes de triagem, o que significa que os resultados apresentados por eles devem ser confirmados. Portanto, caso haja alguma alteração em algum dos testes do seu filho, tenha calma. Pode ser apenas um falso positivo!

No geral, caso as alterações sejam confirmadas, o intuito desses testes é exatamente fazer o diagnóstico precoce para que as doenças sejam tratadas antes ainda de apresentarem sintomas, para que os desfechos sejam os melhores possíveis para essas crianças. 

O teste da bochechinha já é oferecido em alguns laboratórios e consultórios apenas de forma particular. Porém, para quem tem condições, essa é uma forma interessante de prever a ocorrência de doenças graves em nossos filhos. Nós temos o prazer de oferecer esse teste na Clínica Pueritia.

Quando os testes podem ser feitos?

O teste do pezinho é feito entre o 3º ao 5º dia de vida do bebê. Já o teste da bochechinha pode ser feito durante todo o primeiro ano da criança. 

Por aqui, batemos sempre na tecla do diagnóstico precoce, seja fazendo uma puericultura adequada e avaliando possíveis riscos e alterações, ou com testes e exames complementares quando bem indicados. Por isso, acreditamos que o teste da bochechinha é um bom complemento ao teste do pezinho para o diagnóstico de muitas doenças graves e raras. 

Ficou com dúvidas sobre o assunto? Converse com seu pediatra ou agende sua consulta conosco pelo WhatsApp