A campanha oficial para vacina contra a gripe foi adiantada pelo governo e se iniciou em março, como foi amplamente noticiado. Ainda que a vacina não proteja contra a Covid-19, ela afasta as pessoas mais vulneráveis das doenças respiratórias – e estas, sim, podem impactar o sistema imunológico e favorecer o aparecimento de outras infecções.
Ou seja, vacinando contra a gripe, buscamos fortalecimento da nossa saúde e das nossas crianças.
Porém, foi só começar a campanha de vacina contra a gripe que ouvi as perguntas – e foram muitas vezes, de pessoas diferentes, em cenários diferentes: a vacina da gripe não baixa a imunidade? Você tem coragem de vacinar seu filho? Não vai prejudicá-lo?
Gente, sou médica e mãe, e posso responder com total certeza e segurança: a vacina contra a gripe não baixa a imunidade!
A vacina não reduz imunidade, ela aumenta a proteção contra a influenza. Ela é feita de vírus morto: ela apresenta esse vírus para o seu sistema imunológico, para que ele desenvolva anticorpos contra o vírus.
Vacina contra a gripe não causa gripe!
O vírus morto não tem como causar doença! Esta é outra pergunta muito comum, então fica o recado: ninguém fica gripado por causa da vacina – isso não existe.
Mas meu filho tem imunidade baixa!
Aí, é outro capítulo: o que pode colaborar para baixar a imunidade é, sobretudo, alimentação inadequada. Como estão os pacotes de bolachas e salgadinhos à frente da TV nesta quarentena? É preciso ter muito cuidado com o equilíbrio no prato, não só das crianças, mas no seu também.
Outras pessoas que ficam com a imunidade baixa são aquelas que têm doenças crônicas, como câncer ou HIV, ou passam por tratamentos fortes, até em decorrência dessas doenças.
Veja, a baixa imunidade existe sim, mas é uma doença complexa e rara. Dificilmente, pegamos crianças com baixa imunidade de fato. Já falei sobre esse tema aqui no blog e convido todos a ler.
Vamos vacinar!
Não brinque com a saúde de seu filho, especialmente frente a esta pandemia. Não seria maravilhoso se existisse uma vacina contra a Covid-19?
Então, vamos aproveitar que existe a da influenza e vamos garantir essa segurança para as crianças! Confira o calendário da vacina contra a gripe para este ano:
- 23 de março: início da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. Pessoas com mais de 60 anos e trabalhadores da área da saúde podem tomar a dose. Atenção: o estado do Rio de Janeiro anunciou mudanças no calendário para esse grupo;
- A partir de 16 de abril: o público-alvo é ampliado para profissionais das forças de segurança e salvamento, pacientes com doenças crônicas (hipertensão, diabetes, asma…), pessoas privadas de liberdade e caminhoneiros;
- A partir de 9 de maio: crianças de 6 meses a menores de 6 anos incompletos, professores, pessoas entre 55 e 60 anos incompletos, gestantes, puérperas, indígenas e começam a receber a vacina;
- O Dia D acontecerá em 9 de maio. É um sábado em que postos de saúde e vários outros pontos oferecerão o imunizante para todo o público-alvo, no Brasil inteiro.
Confira mais informações sobre a campanha e apenas evite entrar em aglomerações para vacinar seu filho!