No último blog, falamos sobre não existir leite fraco, que cada fase é diferente e importa. Seguindo no mesmo tema, dessa vez vamos falar um pouquinho sobre o leite de vaca para crianças, que atualmente está sendo alvo de muita discussão.
Primeiramente, vale esclarecer que o objetivo não é discutir sobre o que é melhor:
- leite de vaca X fórmula infantil X composto lácteo.
Também vale lembrar que o leite de vaca é contraindicado para os menores de 1 ano, devido ao aumento da carga de soluto renal, risco de deficiência de ferro e baixos teores de ácidos graxos essenciais para o recém-nascido.
Mas vamos lá: quais os benefícios desse alimento? Até quando devemos consumi-lo? Os lacticínios são as principais fontes de cálcio da nossa dieta, nutriente essencial e necessário para o desempenho de diversas funções vitais do nosso corpo e, por não ser produzido de forma endógena (internamente pelo nosso corpo), seus requerimentos serão somente atingidos pela alimentação.
Aproximadamente 99% do cálcio no nosso organismo encontra-se na massa óssea, que vai sendo adquirida gradualmente durante a infância e se acelera na adolescência. E é justamente nesse período, que comumente observamos uma dieta dos adolescentes pobre em cálcio, tanto pela redução no consumo de leite e derivados, como pelo maior consumo de alimentos industrializados, menos nutritivos e com maior quantidade de cafeína e fitatos (ácido fítico), que reduzem a absorção.
Uma dieta com cálcico e outros nutrientes
Nos produtos lácteos, a biodisponibilidade do cálcio é maior; portanto, recomenda-se que 60% das necessidades de cálcio sejam por essa fonte de alimentos. Agora, se por opção ou por necessidade você optar por uma dieta isenta de leite e derivados, outros alimentos devem ser cuidadosamente escolhidos, com MUITA SABEDORIA, para fornecer a quantidade de cálcio necessária em cada faixa etária:
- 1-3 anos: 500-700mg/dia;
- 4-8 anos: 800- 1000mg/dia;
- 9-18 anos: 1300mg/dia.
Por exemplo, o conteúdo de cálcio absorvido de um copo de leite ou de iogurte (240 mL) equivale a 8 xícaras de espinafre, aproximadamente 4 xícaras de feijão, 1,5 xícara de couve, 2,5 colheres de sopa de gergelim ou 0,5 xícara de mostarda chinesa.
E atenção: se através da alimentação não for atingida a quantidade necessária de cálcio por dia, a ajuda de um profissional será necessária para a suplementação!
O leite de vaca não pode ser o único responsável pelo ganho de peso da criança a partir do 1º ano; ela já deve comer todos os alimentos permitidos para a idade, em consistência normal, para absorver todos os nutrientes – é um conjunto com a alimentação, e não só as várias mamadeiras ingeridas ao longo do dia.
Conforme comentei, este assunto é polêmico e existem diversas linhas de raciocínio – leia sobre o tema, pesquise em fontes seguras e converse com o profissional que confia.
Marque uma consulta e vamos conversar com mais detalhes sobre a alimentação do seu pequeno, principalmente sobre a ingestão de leite da vaca e seus derivados – envie uma mensagem via WhatsApp.