Como cortar os alimentos na introdução alimentar?

Postado em 30 de abril de 2021 por .

Tatiana Kapustin, nutricionista da Pueritia

O bebê completou seis meses: chegou o momento da criança conhecer os sabores deliciosos do mundo (calma, nem todos, vamos deixar o açúcar para depois dos dois anos ou mais, combinado? rsrs). Uma dúvida muito comum nessa fase é sobre como cortar os alimentos para oferecer de maneira segura e evitar engasgos. Por isso, separei algumas dicas que podem ajudar pais e responsáveis.

Prefira sempre os alimentos mais naturais possíveis – eles são mais saudáveis e trazem diversos benefícios para o organismo, em todas as idades! Para os bebês que estão começando a introdução alimentar, opte pelas frutas e legumes.

No momento da refeição, sente a criança em uma cadeirinha com apoio – evite cadeiras reclinadas e o uso de telas para distrair o pequeno! A TV, o celular e o tablet podem atrapalhar a percepção da criança sobre o momento da refeição – um momento de explorar e perceber texturas, cheiros e gostos. Essas experiências serão levadas para a vida toda e vão contribuir com a formação dos hábitos  alimentares e do comportamento alimentar.

Cortar os alimentos

Separei uma lista dos alimentos mais comuns durante essa fase inicial de alimentação complementar. Confira como cortar cada um deles, facilitando a mastigação e evitando problemas:

  • Banana: descasque até a metade e deixe a criança segurar pela parte de baixo. Se a fruta for muito grande, corte em rodelas pequenas;
  • Mexerica: tire o caroço e ofereça os gominhos. Se o gomo estiver grande, pode cortar em pedacinhos menores;
  • Cenoura: se estiver crua, rale bem, afinal, ela é mais durinha e o bebê não consegue mastigar. Se estiver cozida, corte em palitinhos finos;
  • Uva/tomatinho cereja: nunca oferece eles inteiros, pois são pequenos e escorregadios, podendo causar engasgos. Corte ao meio, verticalmente, e tire todas as sementes;
  • Carnes: podem ser cortadas em tirinhas pequenas macias.

De forma geral, retire as sementes de todas as frutas e aposte nos formatos de meia lua, rodelas ou palito. Se estiver em dúvida sobre o tamanho, faça o teste você mesmo: coloque um pedacinho na boca e tente “mastigar” usando apenas a língua e o céu da boca – lembrando que o espaço na boca do bebê é bem menor.

Método BLW

Já ouviu falar sobre o método BLW? Do inglês Baby Led Weaning, a ideia é que o bebê coma com as próprias mãos, levando os alimentos cortadinhos até a boca quando e como quiser, na velocidade que preferir.

Isso dá autonomia para o bebê controlar a sua fome e saciedade, além de deixar ele explorar todo o alimento – não somente o seu sabor, mas também sua textura, forma e cor.

No método, a criança aprende a morder, mastigar e engolir os alimentos nas suas diferentes texturas, além de desenvolver a coordenação motora para manusear o alimento. O BLW já foi tema de blog aqui no site, e você pode conferir mais detalhes clicando aqui.

Pretende iniciar a introdução alimentar do seu pequeno em breve? Agende uma consulta comigo – vou tirar todas as suas dúvidas sobre o tema e acompanhar o processo de alimentação do seu bebê.