Mais do que um ato de resistência atualmente, amamentação é prevenção e desenvolvimento

Postado em 5 de agosto de 2020 por .

54 dias: essa é a média de tempo de amamentação exclusiva no Brasil. Estamos na Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM2020), dentro do Agosto Dourado, celebrada em 120 países, de 1º a 8 de agosto; e no primeiro dia do mês, também comemoramos o Dia Mundial da Amamentação.

E por que essas datas são tão importantes e devem ser discutidas? Justamente para falarmos da importância de aumentarmos este índice de amamentação exclusiva; afinal, o leite materno é essencial para evitar doenças e garantir melhor qualidade de vida ao bebê.

Além disso, devemos falar (e muito) da amamentação, que precisa ser desromantizada. É necessário que as mulheres tenham cada vez mais informações reais, seguras e possam contar com uma boa rede de apoio – a prevenção e a promoção do aleitamento ajudam a prevenir frustração e decepção.

Se esse tema te frustra por você não ter conseguido amamentar, não se sinta inferior. Não é sobre a qualidade da sua maternidade que estamos falando. É exatamente sobre você não ter tido informação e apoio suficientes para seguir na sua jornada. Por isso essa semana e este mês são tão importantes!

Todo ano, para a SMAM, um tema é definido, e o de 2020 traz o triplo cuidado da amamentação: cuidar em tempos de Covid-19, cuidar do planeta e cuidar da comunicação, com foco no aconselhamento.

O primeiro reforça que a amamentação não deve parar, mesmo no caso de mães com o novo coronavírus. O segundo evidencia que o leite materno não gera resíduos, nem demanda preparos e evita desperdícios. O último afirma que a comunicação e aconselhamento eficazes são essenciais: é preciso ouvir e se fazer entender a partir de um atendimento mais humanizado e próximo, com recomendações alinhadas à cada família.

Cada amamentação é única

amamentação

A Organização Mundial da Saúde (OMS) preconiza aleitamento materno exclusivo – sem água, chá, frutas ou outros alimentos – até os seis meses de vida e, após a introdução de novos alimentos, até os dois anos ou mais. E quais os principais benefícios do leite materno?

• Previne alergias;
• Reduz chance de colesterol, diabetes e obesidade;
• Surte efeito positivo no desenvolvimento da inteligência;
• Protege de doenças infecciosas;
• Afasta a possibilidade de morte infantil por diarreia e infecções respiratórias.

Quando falamos em amamentação, dúvidas aparecem (e que é normal), afinal são muitos os pitacos e medos. “Será que vou conseguir?”, “Vou ter pouco leite?”, “Vai ser fraco ou doer?”.

O mais importante é se informar precocemente e tentar garantir uma rede de apoio boa. Amamentar é uma doação: de tempo, do corpo, psicológica. Requer persistência, dedicação, força, paciência, incentivo. Amamentar é uma verdadeira mutação em cada fase, nem sempre bom e prazeroso, mas sempre muito importante para mãe e bebê. Porém, é importante ressaltar que NÃO É PARA DOER. Se dói fisicamente, há algo de errado.

Portanto, não hesite em procurar logo ajuda de pessoas especializadas em amamentação para resolver essas questões – questione seu pediatra, peça ajuda uma consultora de amamentação ou procure um banco de leite.

E por que a informação é tão essencial nessa fase? Mulheres bem informadas conseguem fazer escolhas melhores, descobrem quais são as dificuldades a serem enfrentadas e diminuem as chances de se sentirem culpadas por algo que dê errado. Desta forma, elas também estão cientes dos riscos oferecidos pelos bicos artificiais (chupetas, mamadeiras, bicos de silicone) e podem assim fazer uma escolha mais consciente – usar ou não usar!

A amamentação não é só sua! Delegue! Peça ajuda! Não se coloque tanta pressão! Levar as coisas de forma mais leve ajuda a resistir às dificuldades que podem aparecer. Busque informações corretas, principalmente com o pediatra e especialistas de confiança, além das pessoas que te apoiam.

Oriente sua rede de apoio sobre suas decisões e escolhas. E veja se é respeitada. Se não for, procure encontrar outras pessoas para chamar de rede de apoio (amigos, vizinhos, familiares e até funcionários). Vamos aprender com as discussões que acercam a amamentação não só neste mês, mas no ano todo, para ajudar nossas amigas, irmãs filhas e até nós mesmas!

E lembrem-se sempre: não existe leite fraco!

Informe-se! Aproveite e confira textos que já publicamos por aqui que envolvem a amamentação:
• Apojadura e cuidado com as mamas – http://pueritia.com.br/apojadura-e-cuidado-com-as-mamas/
• Pouco leite e fraco? Entenda como são as fases do leite materno – http://pueritia.com.br/fases-do-leite-materno/
• Língua presa atrapalha a amamentação? – http://pueritia.com.br/lingua-presa-atrapalha-amamentacao/
• Puerpério: vou dar conta de ser mãe? – http://pueritia.com.br/puerperio-vou-dar-conta/