Obesidade infantil e o risco de doenças cardiovasculares em crianças

Postado em 17 de dezembro de 2021 por .

A obesidade infantil é um tema que sempre está em alta, o que é muito preocupante, já que é considerada uma doença crônica e é responsável por desencadear diversas condições, principalmente doenças cardiovasculares em crianças

Engana-se quem pensa que a obesidade só traz consequências para os adultos ou idosos. Ainda na infância, ela pode ser a responsável por várias outras comorbidades, prejudicar o desenvolvimento da criança, desencadear alguns transtornos mentais, e as temidas doenças cardiovasculares em crianças, que costumam ser silenciosas. Entre elas: hipertensão, dislipidemia e acidente vascular cerebral (AVC).  

Também é sempre bom lembrar: uma criança obesa tende a ser um adulto obeso! Ou seja, os riscos acompanham a criança na vida adulta, o que pode ser ainda mais grave e até mais difícil de tratar dependendo da condição. 

Prevenindo doenças cardiovasculares em crianças

A obesidade infantil sempre foi uma preocupação entre os pais e responsáveis, mas percebemos que, durante a pandemia de covid-19, os casos de obesidade infantil aumentaram significativamente. E quem são os responsáveis? O sedentarismo, a má alimentação e o excesso de tela. Ou seja, a prevenção está na mudança de hábitos! 

Os pais e cuidadores precisam criar um estilo de vida saudável para ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares em crianças e outras condições que a obesidade infantil pode desencadear. 

E não se esqueça: os pais são espelhos para os filhos. Se a família toda não seguir uma rotina de atividades físicas, alimentação saudável, sem consumo de alimentos processados e ultraprocessados, não adianta querer forçar a criança a aprender esses hábitos – aproveite para melhorar a alimentação e o estilo de vida de toda família! 

Infelizmente, a obesidade infantil pode afetar a saúde da criança como um todo – não é só uma questão de estética. Portanto, mantenha as consultas com o pediatra do seu filho sempre em dia, e aproveite para fazer um check-up no coraçãozinho dele para ter certeza de que está tudo bem!

Sou cardio-pediatra da Pueritia e estou à disposição para te ajudar com este cuidado – agende o seu horário e vamos conversar!